TV 3.0: BRASIL SE PREPARA PARA IMPLEMENTAÇÃO COM INOVAÇÃO NO FORMATO DE TRANSMISSÃO E CONTEÚDO INTERATIVO
- GUIA MIRAI
- 7 de jul.
- 3 min de leitura

O Brasil está prestes a vivenciar uma revolução na forma como consumimos conteúdos televisivos com a chegada da TV 3.0. A nova tecnologia, oficialmente chamada DTV+ (Digital TV Plus), promete oferecer aos telespectadores uma experiência mais interativa e de alta qualidade, tanto em imagem quanto em som, superando os padrões da TV atual.
O que é a TV 3.0 e como vai mudar a experiência de assistir televisão?
A TV 3.0 trará um modelo de transmissão completamente diferente do que estamos acostumados. Em vez dos canais tradicionais, os telespectadores terão acesso a aplicativos de emissoras, similares às plataformas de streaming, com a promessa de uma interação mais dinâmica. Isso significa que os telespectadores poderão votar em enquetes, participar de chats em tempo real com outros espectadores e até mesmo comprar produtos exibidos durante um programa, como uma novela ou comercial.
Sergio Santoro, coordenador do Módulo de Mercado do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), destacou que o DTV+ introduzirá a TV aberta na economia digital. “O DTV+ insere definitivamente a TV aberta na economia digital, trazendo métricas e modelos de negócios do universo digital para a radiodifusão aberta e gratuita, mantendo seu poder de alcance, com uma redução na complexidade de alternar entre conteúdos da TV aberta e plataformas de internet”, afirmou Santoro à IstoÉ Dinheiro.
Além disso, a nova tecnologia permitirá que totens de mídia “Out of Home” (OOH) transmitam conteúdo publicitário diretamente do sinal de TV, sem a necessidade de internet. Isso abre um novo caminho para modelos de negócios em locais com conectividade limitada.
Transição gradual para a TV 3.0
A transição para a TV 3.0 será gradual, assim como aconteceu na migração do sistema de TV analógico para o digital. Naquela época, o governo brasileiro distribuiu conversores gratuitamente para famílias de baixa renda. No entanto, o Ministério das Comunicações ainda não definiu se haverá a distribuição de conversores para o novo sistema de TV.
Federico Siqueira Filho, Ministro das Comunicações, informou que as novas televisões já sairão de fábrica com os kits necessários para acessar o sistema DTV+, permitindo a convivência das tecnologias antigas e novas durante o período de transição. “As duas tecnologias vão conviver simultaneamente nesse período de transição”, destacou o ministro.
Quando a TV 3.0 estará disponível no Brasil?
O governo brasileiro trabalha com a previsão de que a TV 3.0 esteja disponível em grande parte do país até a Copa do Mundo de Futebol de 2026, ou seja, até junho de 2026. O ministro Siqueira Filho explicou que a expectativa é que o presidente Lula assine o decreto sobre a implementação da TV 3.0 ainda em julho deste ano, e que, a partir de 2026, o serviço esteja em operação comercial nos grandes centros urbanos do Brasil.
Além disso, duas emissoras experimentais serão instaladas em 2025, uma em São Paulo e outra em Brasília, para que testes e ajustes possam ser realizados antes do lançamento comercial. Em abril de 2023, a TV Globo iniciou sua estação piloto de DTV+ no Rio de Janeiro, especificamente na zona sul, com o objetivo de realizar ajustes e testar o sistema antes do lançamento definitivo.
O futuro da TV no Brasil
A TV 3.0 promete mudar a maneira como os brasileiros se relacionam com a televisão, trazendo mais interatividade, personalização e qualidade. As novas funcionalidades irão colocar o Brasil na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias de transmissão digital, oferecendo uma experiência mais rica e conectada para os telespectadores. A expectativa é de que, até 2026, o país já esteja preparado para essa nova fase da televisão, tornando-a mais integrada à economia digital e à conectividade global.
Com a TV 3.0, o Brasil está prestes a se tornar parte de um novo capítulo na história da radiodifusão, onde a interação e a personalização serão as palavras-chave, transformando o simples ato de assistir televisão em uma experiência muito mais envolvente e rica.
GUIA MIRAÍ
Comments