top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

ADENOVIRUS - O SURTO DA VEZ

Atenção, saber como cuidar dos pequenos é fundamental.



Hoje o alerta é para o adenovírus nas nossas crianças! Para quem ainda não sabe, o adenovírus pode causar infecções respiratórias, intestinais, urinárias e oculares.


A maioria das infecções por adenovírus são leves, apresentando poucos sintomas. Entretanto, cada criança pode experimentar sintomas de formas diferentes, dependendo do tipo de infecção, além de poder ocorrer em qualquer idade.


Os sintomas mais comuns do quadro respiratório são: coriza, febre, dor de garganta, dor de garganta e cabeça. E das infecções intestinais são: vômitos, diarreia, febre e dor de barriga.


A transmissão é feita através de contato com objetos tocados pela pessoa com o vírus, quando não se lava bem as mãos ou ocorre a ingestão de alimentos ou água contaminados. Por isso, é importante se atentar para a higiene e cuidado das crianças, pois lavar as mãos pode evitar a proliferação do adenovírus.


Ao identificar sintomas, procure um médico pediatra o quanto antes.


O tratamento para infecções por adenovírus geralmente não exige medicamentos específicos, pois a maioria das crianças se recupera em poucos dias. Aumentar a ingestão de líquidos, garantir repouso e oferecer uma alimentação leve são passos importantes. Analgésicos podem ser utilizados para controlar febre e dor, e soluções salinas ajudam na higiene nasal.


Mas a prevenção é a chave! Algumas dicas incluem evitar ambientes fechados e lotados, lavar bem as mãos e evitar o compartilhamento de objetos pessoais. Esses cuidados simples podem ajudar a manter nossos filhos saudáveis e longe do vírus.


GUIA MIRAI

(Com informações do Ministério da Saúde)

Comments


bottom of page