SANÇÕES DE DONALD TRUMP PODEM BLOQUEAR SATÉLITES E GPS NO BRASIL
- GUIA MIRAI

- 19 de jul.
- 1 min de leitura

Tarifas também teria chance de aumentar
Por Guia Miraí
A possibilidade de novas sanções dos Estados Unidos contra o Brasil envolve um cenário tenso nas relações diplomáticas, especialmente em um contexto de atritos entre o ex-presidente Donald Trump e o governo brasileiro, com implicações diretas na política interna e nas relações internacionais. As sanções podem afetar a operação de satélites e sistemas de GPS no Brasil, além de um aumento significativo nas tarifas comerciais, variando de 50% a 100%.
Além disso, há menções à adoção de punições em relação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o que indica um impacto potencialmente negativo nas relações militares e geopolíticas entre os dois países.
O Departamento de Estado dos EUA teria transmitido, através de aliados de Jair Bolsonaro, que a revogação de vistos de importantes figuras da política brasileira, como o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), pode ser apenas o início. O comentário de que “o Brasil terá uma longa semana a partir do dia 21” sugere que novas medidas mais drásticas poderiam ser adotadas em breve.
Trump, por sua vez, teria interpretado a decisão de Moraes contra Bolsonaro, tomada na sexta-feira (18), como uma provocação direta, comparando-a a uma declaração de guerra contra ele e os Estados Unidos. Esse contexto reflete uma escalada de tensões que pode gerar repercussões políticas, econômicas e diplomáticas significativas para o Brasil.









Comentários