top of page
logo branca.png

MAPA DETERMINA RECOLHIMENTO DE 4 MARCAS DE AZEITE APÓS IDENTIFICAÇÃO DE FRAUDE

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 13 de nov.
  • 1 min de leitura
ree

Por Guia Miraí


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento imediato de lotes de quatro marcas de azeite de oliva após identificar que os produtos foram fraudados e estão impróprios para consumo. As marcas alvo da medida são Royal, Godio, La Vitta e Santa Lucia.


Segundo o ministério, análises realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) detectaram a presença de óleos vegetais de outras espécies misturados ao azeite, o que caracteriza adulteração e viola normas de qualidade e segurança alimentar.


Com base nos laudos laboratoriais, o Mapa desclassificou os produtos e ordenou seu recolhimento. As empresas responsáveis são:

• Royal – T. Globo Importação e Exportação LTDA (CNPJ 15.135.338/0010-19)

• Godio – Super Rede Distribuidora, Importadora e Exportadora de Mercadorias em Geral LTDA (CNPJ 12.676.963/001-99)

• La Vitta – MM Distribuidora de Alimentos Cravinhos LTDA (CNPJ 19.142.177/001-50)

• Santa Lucia – Comercial Alimentícia e Importadora Capital Mineira LTDA (CNPJ 32.599.328/0001-62)


Com a desclassificação, a comercialização dos produtos passa a configurar infração grave. O Mapa informou que estabelecimentos flagrados vendendo itens das marcas notificadas poderão ser responsabilizados administrativa e legalmente.


O ministério também orienta os consumidores que tenham adquirido qualquer um dos produtos a interromper imediatamente o uso e solicitar a substituição no local onde foram comprados, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.


Ainda segundo a pasta, ações de fiscalização continuam para identificar outros possíveis casos de adulteração no mercado nacional e reforçar o controle de qualidade de azeites vendidos no país.

Comentários


bottom of page