IDOSA DE 71 ANOS MORRE APÓS LAVAR O NARIZ COM ÁGUA E ADQUIRE AMEBA “COMEDORA DE CÉREBRO”
- GUIA MIRAI

- 9 de jun.
- 2 min de leitura
Caso aconteceu no Texas; órgão de saúde norte-americano confirma infecção por Naegleria fowleri, a mesma ameba que causou morte no Ceará

Uma mulher de 71 anos morreu no Texas, Estados Unidos, após contrair a rara e letal ameba Naegleria fowleri, conhecida popularmente como “comedora de cérebro”. A infecção ocorreu após a idosa lavar o nariz com água da torneira, sem a devida esterilização, durante um procedimento de higienização nasal.
O caso foi confirmado em relatório divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência de saúde pública dos EUA, no dia 29 de maio. A mulher teria enchido um frasco de irrigação nasal com água da torneira de um veículo RV (motorhome) enquanto estava acampada no Texas. Poucos dias depois, ela começou a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça intensa e confusão mental.
Segundo o CDC, a idosa — que era considerada saudável — desenvolveu convulsões e morreu apenas oito dias após o início dos sintomas. A causa da morte foi confirmada por meio da análise do líquido cefalorraquidiano, que apontou a presença da ameba Naegleria fowleri.
A infecção por essa ameba é extremamente rara, mas quase sempre fatal. O microrganismo entra no corpo humano pelo nariz, geralmente durante mergulhos em água doce contaminada ou ao realizar lavagens nasais com água não esterilizada. Uma vez no organismo, a ameba atinge o cérebro, causando uma inflamação grave chamada meningoencefalite amebiana primária (MAP), que evolui rapidamente e tem altíssima taxa de letalidade.
Este não é o primeiro caso envolvendo a Naegleria fowleri. Em dezembro do ano passado, uma criança morreu no Ceará, Brasil, após ser infectada pela mesma ameba, gerando alerta entre especialistas de saúde.
As autoridades de saúde reforçam a recomendação de que a água utilizada para irrigação nasal ou qualquer outro procedimento médico deve ser previamente fervida, destilada ou filtrada adequadamente, a fim de evitar riscos de contaminação.
O que é a ameba “comedora de cérebro”?
A Naegleria fowleri é uma ameba termofílica que vive em ambientes de água doce morna, como lagos, rios, piscinas não tratadas e até em encanamentos residenciais. A infecção ocorre quando a água contaminada entra pelo nariz — não é possível contrair a doença ao engolir a água.
GUIA MIRAÍ









Comentários