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GOVERNO DE MINAS SANCIONA LEI QUE OBRIGA ESCOLAS A ADAPTAR SONS PARA ALUNOS COM AUTISMO

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 31 de jul.
  • 2 min de leitura
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Por Guia Miraí


Em um passo significativo em direção à inclusão e à garantia de um ambiente escolar mais acolhedor para todos os estudantes, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sancionou uma nova lei que obriga as instituições de ensino do estado a adaptarem seus sistemas de alerta sonoro para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


A medida, que deve ser implementada até 2026, exige a substituição das tradicionais sirenes escolares por sinais musicais mais suaves.


A nova legislação abrange todas as escolas, tanto públicas quanto particulares, do estado de Minas Gerais. O objetivo principal é mitigar o desconforto e a hipersensibilidade auditiva frequentemente experimentados por indivíduos com autismo, para os quais sons altos e abruptos, como os de sirenes, podem ser extremamente perturbadores e desencadear crises sensoriais.


"Agora é lei: todas as escolas públicas e particulares do Estado devem trocar as sirenes convencionais por sinais sonoros mais suaves e musicais", declarou o governador Romeu Zema em uma publicação oficial, ressaltando o compromisso com a inclusão. "Pode parecer detalhe, mas é um grande passo para garantir um ambiente mais acolhedor, inclusivo e respeitoso para todos os nossos estudantes."


Especialistas e defensores da causa autista aplaudem a iniciativa, destacando que pequenas adaptações no ambiente podem fazer uma grande diferença na experiência educacional de alunos com TEA. A hipersensibilidade sensorial é uma característica comum no autismo, e a minimização de estímulos aversivos é crucial para o bem-estar e o aprendizado desses estudantes.


A transição para os novos sistemas de alerta sonoro representa um avanço importante na construção de escolas mais inclusivas, onde as necessidades de todos os alunos são consideradas e respeitadas.


A expectativa é que a medida contribua para um ambiente escolar mais tranquilo e propício ao desenvolvimento de crianças e adolescentes com autismo, permitindo que se sintam mais seguros e confortáveis em seu dia a dia escolar.

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