top of page
logo branca.png

GOVERNO DE MINAS ABRE VAGAS PARA NOVA EDIÇÃO DO CURSO GRATUITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 23 de abr.
  • 2 min de leitura

Inscrições estão abertas entre os dias 23/4 e 6/5 pela plataforma Trilhas do Saber

Capacitação online e gratuita é voltada para professores, estudantes, gestores e profissionais da área ambiental

ree

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) anunciou a abertura das inscrições para uma nova edição do curso gratuito de Educação Ambiental, oferecido na modalidade de ensino a distância (EaD) por meio da plataforma Trilhas do Saber. O prazo para se inscrever vai de 23 de abril a 6 de maio.


Com início previsto para o dia 12 de maio e encerramento em 30 de junho, a formação tem carga horária de 40 horas e é direcionada a professores, estudantes, gestores públicos e profissionais que atuam na área ambiental. Desde 2019, o curso já capacitou mais de 16 mil participantes em Minas Gerais e em outras regiões do Brasil.


A proposta do curso é proporcionar uma formação acessível e abrangente sobre os fundamentos da educação ambiental, contemplando desde conceitos básicos até metodologias pedagógicas e estratégias de gestão. A estrutura da formação é dividida em oito módulos, que abordam temas como:


- Conceitos e objetivos da educação ambiental

- Princípios e fundamentos legais

- Histórico da educação ambiental

- Metodologias pedagógicas

- Integração entre gestão ambiental e educação

- Avaliação final e material complementar


Os conteúdos são apresentados de forma interativa, com fóruns de discussão, avaliações e exercícios práticos. Os participantes poderão somar até 100 pontos ao longo da formação e, para receber o certificado de conclusão, deverão obter no mínimo 60% de aproveitamento. O certificado é reconhecido pela Semad e pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.


De acordo com Ricardo Cottini, diretor de Educação Ambiental da Semad e coordenador do curso, o principal objetivo da capacitação é despertar a consciência ambiental dos participantes a partir de suas realidades locais. “Nosso objetivo é unir conhecimento e sensibilização, fazendo uso das tecnologias para levar esse conteúdo a centenas de pessoas em todo o estado e também em outras partes do país”, destacou.


Com média de avaliação 9 (em uma escala de 0 a 10) pelos participantes nos últimos três anos, o curso tem se destacado por sua linguagem didática e abordagem prática. Ele é considerado uma ferramenta importante na promoção de mudanças de atitude frente aos desafios socioambientais contemporâneos.


Inscrições e mais informações:

As inscrições estão disponíveis na plataforma Trilhas do Saber, entre os dias 23 de abril e 6 de maio. Para mais informações e para se inscrever, click no link:



GUIA MIRAI



Comentários


bottom of page