top of page
logo branca.png

ALUNOS DE MIRAI QUE CURSAM NA FAMINAS FICAM SEM TRANSPORTE EM PLENA SEMANA DE PROVAS

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 30 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Por Guia Miraí


O secretário de transporte emitiu nota de aviso em grupo de WATSAPP, mas não ofereceu alternativas para os alunos


Alunos de Mirai, que utilizam o transporte público para chegar à Faculdade Faminas, em Muriaé, enfrentam dificuldades esta semana devido a um problema mecânico no ônibus escolar da Prefeitura, que faz a rota diariamente. A situação foi comunicada através de um aviso enviado no grupo de WhatsApp, direcionado aos pais e alunos, pelo responsável pelos transportes, Wellington Minarini, nesta terça-feira (30).


De acordo com o comunicado oficial, o transporte foi temporariamente suspenso até que o problema mecânico seja solucionado. A Secretaria destacou que não possui veículos reservas para substituir o ônibus, o que impossibilita o atendimento dos alunos durante essa semana. “Informamos que, devido a um problema mecânico no ônibus escolar, o transporte ficará temporariamente suspenso até que o reparo seja concluído”, diz a nota enviada.


O problema com o ônibus escolar gerou transtornos entre os estudantes que dependem desse transporte para frequentar as aulas na Faminas, que fica a cerca de 45 minutos de Mirai. Embora o transporte seja oferecido como parte do suporte aos alunos do município, a falta de opções para substituir o ônibus danificado coloca em risco a continuidade das atividades acadêmicas para alguns estudantes.


O que agrava o problema é que esses alunos estão em semana de avaliações (provas), que agora terão que se virarem para conseguirem estar nas aulas para não perder as notas do bimestre.


Além disso, o comunicado reafirma que, devido à falta de veículos de reserva, os alunos não poderão contar com alternativas de transporte fornecidas pela Secretaria de Educação até que a situação seja resolvida.


A gestão do município e a Secretaria de Transporte e Educação pedem compreensão dos pais, responsáveis e alunos. No entanto, não há uma data definida para a volta do transporte ser oferecido aos alunos. O que de fato levanta preocupações sobre a infraestrutura dos serviços de transporte escolar, fundamentais para a educação de estudantes que estudam na Faminas e dependem do transporte público para seu deslocamento.


A expectativa é de que o problema seja resolvido o mais breve possível, para que os alunos não fiquem prejudicados no seu desempenho acadêmico.


Além da inconveniência imediata, isto também evidencia os desafios enfrentados para a chegada dos alunos à faculdade e também compromete o planejamento dos mesmos, que podem perder atividades essenciais, como as provas em questão, para o andamento dos seus cursos.


O caso ressalta a necessidade de investimentos mais consistentes em transporte escolar, além de maior planejamento e estruturação por parte das autoridades responsáveis, garantindo alternativas mais eficazes em situações imprevistas como essa.

Comentários


bottom of page