top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

TERCEIRA ONDA DE CALOR DE 2024 TEM RECORDE DE TEMPERATURAS ALTAS NO PAIS


O Brasil está vivendo a terceira onda de calor somente em 2024. E desta vez o fenômeno fez principalmente a região Sudeste sofrer com as altas temperaturas.


São Paulo teve o dia mais quente para um mês de março nos últimos 81 anos, com 34,7°C. Já o Rio de Janeiro foi além: teve temperaturas de 39°C e sensação térmica que ultrapassou, e muito, os 60°C. A maior temperatura do domingo (17), no entanto, foi em Boa Vista, que teve mais de 40°C.


No momento, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná enfrentam a onda de calor – definida quando a região está com temperatura 5°C acima do normal para a época do ano. E isso deverá continuar pelo menos até quarta-feira (20).


RECORDE DE GASTO DE ENERGIA | O forte calor também gera um alerta para o consumo de energia. Na sexta-feira (14), o pico de energia chegou a 102 mil kW, recorde desde 1999, quando começou a medição.


O calor também fez o pico de gasto de energia mudar. Antes ele se dava no início da noite, quando as pessoas chegavam em casa e acendiam as luzes. Agora ele está sendo no meio da tarde, momento mais quente do dia, com o consumo de ar condicionado.


GUIA MIRAI

(por G1 Zona da Mata)

Comments


bottom of page