Desde o mês de maio, a Prefeitura Municipal de Mirai e a Secretaria de Obras, vem realizando um trabalho no Rio Fubá.
O trabalho tem sido feito em toda a extensão do rio, desde o início do Bairro Jardim Indaiá, onde já fez todo o bairro, chegando na ponte na estrada Mirai Cataguases.
Essa obra é importante pois os munícipes que moram perto do rio, na época de chuvas sempre sofrem perdas, prejuízos e sem contar o trabalho exaustivo que é enfrentar os desastres por conta da chuva.
O desassoreamento pode ser confundido com dragagem, pois os dois servem para remover resíduos orgânicos e inorgânicos e realizam interferências nas calhas dos rios, locais onde passa o curso d’água. Porém, eles possuem diferenças entre si.
O desassoreamento remove resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios para melhoria de seu escoamento, com o intuito de minimizar as inundações decorrentes do transbordamento.
Já a dragagem é um procedimento mais complexo, que necessita de grandes obras e um projeto maior, pois podem mudar inclusive as características do corpo hídrico. Além de limpar o corpo hídrico, a dragagem implanta uma nova calha no rio por meio de escavação, que pode ultrapassar 1 metro de profundidade. Para realizar a dragagem é necessário um licenciamento ambiental por projeto.
Sendo assim, enquanto o desassoreamento é um procedimento de limpeza das calhas dos corpos hídricos, a dragagem, além de realizar a limpeza, é um procedimento de implantação dessas calhas.
Toda vez que chove, resíduos sólidos como, por exemplo, terra, areia, rochas e lixo ficam acumulados nas calhas dos rios, o que gera os transbordamentos e as enchentes. Devido à sua dinâmica natural, os corpos hídricos que não recebem manutenção acumulam sedimentação e resíduos com o passar do tempo, agravando até mesmo a eutrofização por plantas aquáticas. Então esse material concentrado no fundo dos rios acaba atrapalhando a circulação da água, gerando transbordamentos do seu leito.
É importante também incentivar a população sobre não jogar lixo em córrego, rio e encostas.
Lixo tem que ser destinado ao lugar correto.
Lixo no rio é enchente no futuro.
Vamos cuidar da saúde de nosso Rio Fubá.
GUIA MIRAI
Comments