top of page
logo branca.png

PGR PEDE CONDENAÇÃO DE JAIR BOLSONARO NAS ALEGAÇÕES FINAIS POR TENTATIVA DE GOLPE

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 15 de jul.
  • 1 min de leitura
ree

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras sete pessoas, consideradas parte do "núcleo crucial" de uma tentativa de golpe de Estado no Brasil. Esse pedido foi feito nas alegações finais da ação penal, apresentadas em 14 de julho de 2025.


Resumo das Acusações e Envolvidos:

* Liderança da Trama: A PGR aponta Jair Bolsonaro como o líder da organização criminosa, o principal articulador e beneficiário dos atos que visavam à ruptura do Estado Democrático de Direito. Ele teria instrumentalizado o cargo para prejudicar a alternância de poder nas eleições de 2022 e minar os demais poderes constitucionais.

* Outros Réus: Além de Bolsonaro, a PGR pediu a condenação de outros sete indivíduos: Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

* Crimes Imputados: Os acusados respondem por cinco crimes, que somados podem resultar em mais de 40 anos de prisão: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

* Início do Processo: O processo contra o grupo denunciado pela procuradoria começou em fevereiro de 2025.


A apresentação das alegações finais da PGR marca uma etapa crucial. Agora, há um prazo para que Mauro Cid (que firmou delação premiada) e as defesas dos demais acusados apresentem suas próprias alegações finais. Após essa fase, o processo estará pronto para ser julgado pela Primeira Turma do STF, com expectativa de que o julgamento ocorra em setembro de 2025.


GUIA MIRAÍ

(Com informações de O Tempo)

Comentários


bottom of page