PAPA LEÃO XIV PEDE O FIM DA ‘PANDEMIA DE ARMAS’ QUE MATA CRIANÇAS NO MUNDO
- GUIA MIRAI
- há 11 horas
- 1 min de leitura

Por Guia Miraí
O Papa Leão XIV fez um apelo urgente neste domingo, 31, pedindo o fim da chamada “pandemia de armas” que resulta na morte de “inúmeras” crianças todos os dias em conflitos e crimes ao redor do mundo. Em sua oração do Angelus, o pontífice americano reiterou seu pedido de cessar-fogo na Ucrânia, que tem sido palco de intensos combates, especialmente após o ataque russo a Kiev na última quinta-feira (28), que deixou pelo menos 25 mortos, incluindo quatro crianças.
O Papa também destacou a tragédia ocorrida nos Estados Unidos, onde, durante uma missa escolar em Minnesota, dois jovens foram assassinados em um tiroteio. Em seu discurso, Leão XIV fez questão de incluir em suas orações as crianças que morrem ou ficam feridas em situações de violência, seja em guerras ou em episódios de crimes cotidianos.
“Incluímos em nossas orações as inúmeras crianças mortas e feridas todos os dias em todo o mundo. Roguemos a Deus para deter a pandemia de armas, grandes e pequenas, que infecta nosso mundo”, disse o Papa em inglês, em mais um apelo por paz e segurança.
Sobre o conflito na Ucrânia, o pontífice pediu ao mundo para não “sucumbir à indiferença”, reiterando seu “apelo insistente” por um cessar-fogo imediato, além de reforçar a importância do diálogo como meio para alcançar uma solução pacífica e justa.
Este pedido de paz reflete a crescente preocupação do Papa com o impacto da violência armada, especialmente sobre as populações mais vulneráveis, como as crianças, que, muitas vezes, são as maiores vítimas de conflitos armados e crimes violentos.
Comentários