MINAS GERAIS: O PESO DO ESTADO QUE ACERTA O PRESENTE DESDE 1989.
- GUIA MIRAI
- 4 de abr. de 2022
- 1 min de leitura

Desde 1989, quando ocorreu a primeira eleição direta para presidente após o fim da ditadura militar, todos os candidatos que venceram em Minas Gerais levaram a disputa pelo Palácio do Planalto. Somente o Amazonas também atingiu este feito.
Da política do Café com Leite, passando pela construção de Brasília, com Juscelino Kubitschek, até a eleição de Tancredo Neves no pós-ditadura, Minas Gerais sempre teve uma importância histórica no cenário político brasileiro. Recentemente, Itamar Franco (1992 a 1994) e Dilma Rousseff (2011 a 2016), dois políticos mineiros, ocuparam o cargo mais alto do Executivo.
"Minas é uma síntese do Brasil, nas suas virtudes e nos seus problemas. Por isso, os temas da eleição presidencial também são os mesmos: as desigualdades, a forma de lidar com a economia, as carências", analisa o cientista político Malco Camargos.
Com 15,5 milhões de eleitores, o estado tem também o segundo maior colégio eleitoral do país. Saiba mais sobre a importância de Minas Gerais para a política brasileira no link da bio.
O primeiro debate presidencial será realizado pela CNN Brasil. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por todas as plataformas digitais.
GUIA MIRAI por CNN BRASIL
Comments