top of page
logo branca.png

INVERNO MARCA O INÍCIO COM NOITE MAIS LONGA DO ANO: FRIO E TEMPO SECO EM MINAS GERAIS

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 20 de jun.
  • 2 min de leitura

Estação será marcada por manhãs geladas, tardes amenas e baixa umidade do ar, aumentando riscos à saúde e queimadas

ree

O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira, 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília), com a chegada do solstício de inverno no Hemisfério Sul. A data é marcada pela noite mais longa e o dia mais curto do ano, um fenômeno astronômico que simboliza o início de uma das estações mais esperadas por quem aprecia o frio.


De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o solstício ocorre quando o Sol atinge sua maior distância em relação à linha do Equador. Nesse momento, sua trajetória no céu parece quase estacionária — origem do termo “solstício”, derivado do latim solstitium, que significa “Sol parado”.


O início das estações é definido por eventos astronômicos: solstícios (inverno e verão) e equinócios (outono e primavera), que são resultado da inclinação do eixo da Terra e de seu movimento de translação ao redor do Sol.


Inverno mais frio após anos de anomalias climáticas


A previsão meteorológica indica que o inverno de 2025 será mais rigoroso do que os anteriores. Nos últimos dois anos, fenômenos como El Niño e La Niña alteraram o padrão da estação, tornando os invernos atipicamente quentes. Neste ano, contudo, as temperaturas devem retornar aos padrões mais tradicionais da estação, com a chegada de frentes frias mais intensas.


Cenário típico em Minas Gerais: tempo seco, frio e baixa umidade


Em Minas Gerais, o inverno começa durante o pico da estação seca. Os meses de julho e agosto devem ser marcados por longos períodos sem chuva, céu limpo e grande variação de temperatura ao longo do dia: manhãs geladas, seguidas de tardes mais quentes ou amenas.


Um dos principais alertas é para a baixa umidade relativa do ar, que pode cair abaixo dos 30%, especialmente no fim de julho. Esse fator representa um risco à saúde, favorecendo problemas respiratórios, além de aumentar significativamente o risco de queimadas em áreas de vegetação.


Massas de ar frio devem avançar sobre o estado com intensidade, provocando quedas bruscas de temperatura de um dia para o outro e mantendo os termômetros baixos por vários dias consecutivos.


Com o tempo seco e as temperaturas mais baixas, autoridades de saúde recomendam atenção redobrada com a hidratação, principalmente de crianças e idosos, e reforçam o alerta para não atear fogo em áreas rurais ou urbanas — uma prática perigosa e ilegal, que pode provocar incêndios de grandes proporções.


O inverno termina em 22 de setembro, quando se inicia a primavera no Hemisfério Sul.


GUIA MIRAÍ

Comentários


bottom of page