top of page
logo branca.png

CBA TRANSFORMA ESCOLA JONES CORDEIRO EM DISTRITO DE MIRAÍ, COM AÇÕES SUSTENTÁVEIS, “EDUCAÇÃO QUE FLORESCE”

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

ree

Por Guia Miraí

(Com informações da CBA)


Com a participação de empregados(as) e comunidade, iniciativa “Onde Floresce o Saber” revitaliza espaços da Escola Municipal Jones Cordeiro

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) finalizou no dia 10 de outubro mais uma ação do Projeto “Chega mais, Comunidade!”, que compõe o Programa de Educação Ambiental (PEA). A iniciativa, que leva o nome “Onde Floresce o Saber: transformando espaços, semeando futuros”, revitalizou a Escola Municipal Jones Cordeiro, no distrito de Santo Antônio do Rio Preto, em Miraí, com pinturas, reparos, instalação de jardim vertical com garrafas PET, criação de horta e implementação de coleta seletiva, entre outras melhorias.

A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, além do engajamento de empregados(as) da CBA e empresas parceiras, como Sereno Tur, Castilho e Costa, Verzani e Sandrini e JSL, e fez parte também do Desafio Voluntário – competição saudável e solidária, realizada há mais de 10 anos pelo Instituto Votorantim em parceria com as empresas do portfólio Votorantim, que incentiva empregados(as) e terceiros a usarem seus talentos em ações que geram impacto social positivo. As intervenções, que incluem desde a pintura do pátio e da fachada da escola até a instalação de uma “centopeia” educativa, feita com pneus reutilizados, mostrando na prática os conceitos de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais, foram realizadas ao longo deste ano.

Para Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, a iniciativa demonstra a força da mobilização social e da iniciativa privada em prol da educação. “Mais do que ressignificar os espaços, juntos trouxemos a materialização dos sonhos priorizados pela escola, associada ao olhar de cuidado com a conservação ambiental. Que a transformação realizada nas áreas de convivência traga uma nova relação entre o aluno e o ambiente escolar.”, disse.

A entrega das melhorias foi realizada durante as comemorações da Semana da Criança, integrada à programação festiva da instituição de ensino. Entre as novidades implementadas ainda estão a revitalização da sala de leitura, o plantio de mudas de espécies de suculentas e a sinalização de espaços com placas educativas. Materiais que seriam descartados, como pneus, pallets e garrafas, ganharam nova vida no ambiente escolar, reforçando a importância do reuso, do estímulo à criatividade e do senso de coletividade.

Sobre o Programa de Educação Ambiental – PEA

Desenvolvido há mais de 20 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Desde o início de sua atuação, em 2001, a iniciativa já contou com a participação de mais de 163 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui sua mineração de bauxita em operação.

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,2 bilhões em 2024 e R$ 1,4 milhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Acesse a íntegra dos resultados e operações da Companhia em www.ri.cba.com.br

Comentários


bottom of page