CBA MIRAI REALIZA SIMULADO DE EMERGÊNCIA DE BARRAGEM NESTA TERÇA-FEIRA (19/08)
- GUIA MIRAI

- 19 de ago.
- 2 min de leitura

Por Guia Miraí - Rogério Franco
Assista a reportagem em no Instagram
Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou o Simulado Anual de Emergência de Barragem, em Miraí, com o objetivo de reforçar a cultura de segurança e proporcionar aos moradores da Zona de Autos salvamento (ZAS) do município orientações sobre ações preventivas em situações de emergência.
O Simulado Anual de Emergência de Barragem tem como propósito orientar tanto os colaboradores da CBA quanto os moradores das áreas de risco sobre os procedimentos adequados a serem seguidos em uma eventual situação de emergência. A ação visa fortalecer o comprometimento com a segurança e garantir que a comunidade esteja devidamente preparada para enfrentar qualquer imprevisto relacionado à barragem.
O simulado começou às 10 horas da manhã, com o acionamento das sirenes que indicavam a situação de emergência. Imediatamente após o som das sirenes, os moradores das áreas de risco iniciaram a caminhada pelas rotas de fuga previamente estabelecidas e sinalizadas, com placas informativas, rumo aos pontos de encontro mais próximos, considerados seguros conforme mapeamento realizado em parceria com as Defesas Civis municipais.
O exercício contou com a participação ativa dos moradores da ZAS e de servidores das Defesas Civis estadual e municipais, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente, além de profissionais da CBA. A atuação conjunta das forças de segurança e da comunidade é um componente essencial para o sucesso de qualquer plano de emergência.
Esse simulado faz parte do Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração (PAEBM), que está em conformidade com as legislações vigentes, como a Portaria 70.389/17 da Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Lei Estadual nº 23.291, de 2019. Este plano é uma das práticas de segurança e gestão que visam minimizar os riscos e garantir a proteção da população em caso de emergências.
A barragem de Miraí, operando desde 2008, é construída em uma única etapa e atende aos mais altos critérios de segurança. Seu rejeito é composto por uma mistura de água, argila, areia e bauxita. A água da barragem é reutilizada no processo de beneficiamento e, para garantir a qualidade do recurso hídrico, a CBA conta com uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que realiza o tratamento da água antes de ser lançada de volta no Rio Preto, atendendo a todos os parâmetros legais exigidos para a devolução ao meio ambiente.
A empresa adota um sistema robusto de gestão de segurança de barragens (SIGBAR), que inclui rotinas de monitoramento constantes, realizadas quinzenalmente, mensalmente e semestralmente. As barragens também são auditadas externamente por empresas especializadas em geotecnia e passam por fiscalizações regulares de órgãos públicos, garantindo que todas as estruturas estejam em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos.
O simulado realizado pela CBA em Miraí é uma ação de extrema importância para reforçar a segurança e a conscientização da comunidade sobre os riscos e as medidas de precaução em caso de emergência. Além disso, a constante manutenção e o monitoramento das barragens evidenciam o compromisso da CBA com a segurança e o bem-estar da população local.









Comentários