top of page
logo branca.png

ANVISA DETERMINA RECOLHIMENTO DO MEDICAMENTO FUROSEMIDA PELA POSSIBILIDADE DE CONTER CACOS DE VIDRO

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 19 de set.
  • 1 min de leitura
ree


Por Guia Miraí

(Com informações da Anvisa)


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta importante para pacientes e profissionais de saúde em todo o Brasil, determinando o recolhimento do lote 2411191 do medicamento Furosemida. Este medicamento, amplamente utilizado no tratamento de hipertensão e problemas relacionados à retenção de líquidos, está sendo retirado do mercado devido à descoberta de fragmentos semelhantes a cacos de vidro dentro de algumas embalagens.


A medida foi tomada após a identificação desse risco, o que representa uma ameaça à saúde dos consumidores. O lote afetado tem validade até o dia 30 de novembro de 2026, e a decisão destaca a necessidade de máxima atenção por parte dos profissionais de saúde que utilizam ou comercializam o produto.


De acordo com a Anvisa, todos os pacientes e profissionais de saúde que possuam o lote suspeito devem comunicar imediatamente a Agência ou a Vigilância Sanitária local. A orientação é suspender o uso do lote citado e buscar orientação médica em caso de dúvidas ou reações adversas.


Essa ação é considerada preventiva, com o objetivo de garantir a segurança dos consumidores e proteger a saúde pública, especialmente de quem depende deste medicamento para o controle da pressão arterial ou retenção de líquidos.


A Anvisa enfatiza que, mesmo em situações emergenciais, a orientação e a segurança devem ser prioridades para garantir que o problema seja tratado de forma eficaz.













Comentários


bottom of page