top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

A TERRA TERÁ DUAS LUAS TEMPORARIAMENTE NOS PRÓXIMOS MESES


A Terra está prestes a ganhar temporariamente um "segundo satélite natural" nos próximos meses, embora de forma passageira. O fenômeno ocorrerá devido à aproximação do asteroide 2024 PT5, um corpo celeste com aproximadamente 10 metros de diâmetro. Conforme divulgado pela publicação Science Alert, o asteroide entrará na órbita terrestre no dia 29 de setembro de 2024, permanecendo como uma espécie de satélite temporário até o dia 25 de novembro de 2024.


Esse tipo de evento é relativamente raro. Embora a Terra possua apenas um satélite natural permanente — a Lua —, pequenos asteroides ou detritos espaciais ocasionalmente ficam temporariamente presos pela gravidade do nosso planeta. Contudo, eles acabam deixando essa órbita após um curto período, seja por conta da influência gravitacional da Terra, da Lua ou do Sol.


O asteroide 2024 PT5 não representa qualquer risco para o planeta, dada sua pequena dimensão e o fato de que ele ficará em uma órbita estável e não colidirá com a Terra. Durante os quase dois meses em que ele estará orbitando nosso planeta, os cientistas terão a oportunidade de estudar suas características de maneira mais detalhada, o que pode fornecer novos insights sobre os objetos próximos da Terra e os asteroides de pequenas dimensões.


Eventos como esse reforçam a importância do monitoramento contínuo de asteroides e outros corpos celestes que transitam pela vizinhança da Terra, tanto para a segurança planetária quanto para o avanço do conhecimento científico sobre o espaço. Após o dia 25 de novembro, o 2024 PT5 deixará a órbita terrestre, seguindo sua trajetória ao redor do Sol.


GUIA MIRAI

Comments


bottom of page