32 MIL PESSOAS FICARAM SEM ELETRICIDADE EM 2025 DEVIDO A COLISÕES EM POSTES DA REGIÃO
- GUIA MIRAI

- 2 de ago.
- 2 min de leitura

AUMENTO DE ACIDENTES COM POSTES GERA ALERTA SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO E FORNECIMENTO DE ENERGIA
Por Guia Miraí
( Com informações de Rádio Muriaé)
O aumento do tráfego de veículos, principalmente durante a noite e, muitas vezes, associado ao consumo de bebidas alcoólicas, tem se tornado uma ameaça crescente à segurança nas vias públicas. Um reflexo direto dessa situação é o aumento das colisões contra postes da rede elétrica, o que não apenas representa perigo à vida, mas também provoca transtornos à população com a interrupção do fornecimento de energia.
De acordo com dados da Energisa Minas Rio, somente em 2025 já foram registradas 56 colisões contra postes em sua área de concessão, o que resultou na interrupção de energia para cerca de 32 mil pessoas. Essas ocorrências, além de causarem apagões, impactam diretamente serviços essenciais como hospitais, sistemas de segurança pública, semáforos e o comércio local.
Os acidentes com postes são extremamente perigosos. Além dos danos aos veículos e ferimentos aos ocupantes, existe o risco de choque elétrico, incêndios e até mortes por contato com a fiação rompida ou estruturas energizadas. Pedestres e curiosos que se aproximam da cena do acidente também estão em risco.
Para reduzir os riscos e garantir uma resposta segura em situações como essa, é fundamental seguir orientações específicas:
Se estiver no veículo envolvido:
- Permaneça dentro do carro;
- Evite tocar em partes metálicas;
- Aguarde o resgate. O carro pode estar energizado, e sair pode causar choque.
- Se for testemunha do acidente:
- Mantenha distância do local;
- Oriente outras pessoas a não se aproximarem;
- Acione imediatamente os serviços de emergência:
- Corpo de Bombeiros: 193
- Energisa: 0800 032 0196
Nunca toque em fios ou postes, mesmo que pareçam seguros — eles podem estar energizados e representar risco de morte.
A Energisa reforça a importância de conduzir com responsabilidade, evitando misturar direção com álcool, respeitando os limites de velocidade e estando sempre atento às condições das vias. O objetivo é preservar vidas, garantir o fornecimento seguro de energia e evitar prejuízos à sociedade.
Dirigir com responsabilidade salva vidas — inclusive a sua.









Comentários