A Defesa Civil Municipal foi acionada para avaliação de riscos e apoio à situação
O último final de semana foi marcado por incêndios criminosos em vegetação, florestais, área de APA e mananciais no Município de Guiricema.
Vários produtores rurais foram vítimas de danos materiais em mourões de cercas e vegetação na Comunidade de Dom Silvério e Vilas Boas na noite da última sexta-feira (17/05).
Os moradores das localidades foram informados que um suspeito de cor branca, estatura mediana estaria de posse de um isqueiro ateando fogo em pastos desde as divisas da cidade de Ervália seguindo pela Serra de Dom Silvério, Comunidade de Dom Silvério e Vilas Boas.
Os moradores se uniram para o combate aos focos que tiveram início no final da tarde de sexta, se estendo ao longo da noite.
Os moradores receberam informações de que o suspeito havia ateando fogo próximo à quadra do Distrito de Vilas Boas seguindo em direção à Ponte das Palmeiras. Moradores da localidade conseguiram combater o princípio dos focos e iniciaram um cerco por todas as propriedades aos entornos de acesso Ponte das Palmeiras, Vilas Boas até Dom Silvério, sendo possível verificar que o suspeito estaria em meio a uma mata na Ponte das Palmeiras.
Foi acionada a PM comparecendo prontamente ao local efetuando rastreamentos.
No início da tarde de sábado (18/05), o suspeito foi avistado por trabalhadores saindo da margem de um córrego sentido à estrada vicinal na ponte das Palmeiras sendo este contido por populares e acionada a polícia militar. A Patrulha Rural da 111a Companhia de Visconde do Rio Branco efetuou a detenção do suspeito encaminhando-o até o Destacamento PM de Guiricema lavrando o Boletim da ocorrência com testemunhas e posteriormente levando-o para a Delegacia de Polícia Judiciária em Ubá para medidas legais cabíveis. O suspeito irá responder por crimes ambientais na Comarca da cidade de Ervália.
Vale lembrar que causar incêndios em vegetação ou florestais cabe detenção e/ou prisão conforme os rigores da lei.
GUIA MIRAÍ
(por Guia Guiricema)
コメント