Representação cartográfica também lista Ilhas Malvinas como território argentino, e não britânico
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, nesta semana, o novo mapa-múndi, parte de sua 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, que reúne mapas físicos, políticos e temáticos do Brasil e do mundo. Ele gerou polêmica nas redes sociais devido a algumas escolhas. Diferentemente dos mapas-múndi tradicionais, no seu o IBGE posiciona o Brasil no centro do mundo. Além disso, elenca Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul como territórios argentinos.
Nas redes, alguns usuários defenderam a posição central do Brasil, já outros chamaram a escolha de “lacração ideológica”. O próprio presidente Lula (PT) entrou no assunto, lembrando que a Terra é redonda e que, portanto, nenhum país está, de fato, em seu centro.
Ilhas Malvinas da Argentina
O mapa-múndi do IBGE lista as Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul como território argentino, em consonância com a decisão do Itamaraty de apoio ao país vizinho. Os territórios são fonte de disputa com o Reino Unido desde o século 19. Após uma guerra, os britânicos assumiram o controle das Maldivas em 1982, e hoje as conhecem como Ilhas Falkland.
GUIA MIRAI
(por O Tempo)
コメント