top of page
logo branca.png

MORRE PRETA GIL, AOS 50 ANOS, APÓS LUTA CONTRA O CÂNCER

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 20 de jul.
  • 2 min de leitura
ree

Por Guia Miraí

(Rogério Franco)


A cantora, empresária e apresentadora Preta Gil, filha do cantor Gilberto Gil, faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer de intestino. A informação foi confirmada pela equipe da artista ao portal Terra.


Preta Gil, que iniciou o tratamento contra a doença em janeiro de 2023, fez um longo percurso de batalhas, que incluiu tratamentos no Brasil e também nos Estados Unidos, onde viajou em maio de 2023, após esgotar as possibilidades de tratamento no Brasil. Apesar das idas frequentes ao hospital, Preta sempre se mostrou otimista. Em entrevista, ela chegou a afirmar: “Vou voltar curada, se Deus quiser”, antes de partir para os Estados Unidos.


Nascida no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, Preta Gil era filha de Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Seu legado musical é fruto do sangue artístico da família, com Preta se destacando não apenas na música, mas também em sua carreira como empresária e apresentadora de TV.


Preta deixa um filho, Francisco Gil, também conhecido como Fran, de 30 anos, que segue o caminho da música, sendo integrante do grupo musical Gilsons, que também conta com a participação de seu tio, João Gilberto Gil. A perda da artista traz um vazio na cena musical brasileira, já que Preta sempre foi uma figura carismática e engajada com causas sociais.


Em sua última jornada, Preta foi levada de ambulância após sentir-se mal ao deixar os Estados Unidos para retornar ao Brasil. Infelizmente, ela faleceu a caminho do hospital, deixando familiares, amigos e fãs com um pesar profundo pela partida precoce.


Preta Gil ficará eternamente lembrada por sua trajetória artística e pelo exemplo de força e otimismo que demonstrou durante sua luta contra o câncer. Ela deixa uma legião de admiradores, com sua música, sua presença de palco e sua postura de vida.


A família e a equipe de Preta Gil solicitaram que a privacidade de todos seja respeitada neste momento de dor. A notícia de sua morte comoveu o Brasil e o mundo da música, que perdeu uma de suas vozes mais emblemáticas e queridas.

Comentários


bottom of page