MIRAI PÓS ENCHENTE: AS AÇÕES E OBRAS NO MUNICIPO.
- GUIA MIRAI

- 1 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

Em fevereiro de 2022, Mirai foi acometida por grandes volumes de águas. Em menos de 24 horas choveu aproximadamente 249 milímetros.
Com isso houve muitos transtornos.
O Rio Fubá saiu da calha pela madrugada, pegando todos de surpresa.
Bairros ficaram debaixo d'água. Centro da cidade inundou. Com isso entrou água nas casas, nos comércios, nós becos e lugares que nunca tinha ido tanta água.
O bairro Jardim Indaiá foi o bairro mais atingido, com ocorrência de casas que ficaram submersas.
Na zona rural não foi diferente. O grande volume de água destruiu plantações, hortas, deixou vários sitiantes ilhados e várias pontes de acesso a esses povoados foram destruídas por completo.

No perímetro urbano, com a eficiência da prefeitura de Mirai, e também vários voluntários, que se mobilizaram numa obra conjunta para ajudar a população, tudo foi se resolvendo.
Muitas doações de roupas, calçados, cestas básicas, móveis e até mesmo comida que as igrejas fizeram para alimentar tantos os atingidos, quanto também os voluntários e aquele que faziam alguma coisa para ajudar.
Na área urbana, a cidade passou por vários dias de limpeza, móveis quebrados por todo lado, pertences de pessoas que perderam até menso documentos pessoais.
Mas devido a a ação generosa de muitas pessoas, cidades e até outros estados, vieram com donativos, alimentos, roupas e muitas outras coisas vieram e as pessoas foram abastadas com muitas doações.
Devagar tudo vai se ajeitando na cidade.
As famílias puderam voltar para suas casas depôs de vários dias cansativos na limpeza e desinfecção e aos poucos reconstruindo o que perderam.

Mas a zona rural ficou precária.
As estradas ficaram intransitáveis. Povoados ilhados, ao ponto de terem que subir pastos para conseguirem chegar às estradas para virem a cidade, tanto pra trabalhar e também comprar provisões para o dia a dia.
Era triste olhar para acidade daquela forma tão destruída e sem cor. Apenas lama e sujeira.
A Prefeitura de Mirai fez trabalhos ininterruptos. Dias e noites de trabalho para deixar a cidade transitável novamente.
Porém, a zona rural l, por ser muito grande a demanda de reparos e serviços, estão sendo feitos aos poucos, segundo a possibilidade da Secretaria de Obras do município, que tem feito um trabalho exemplar na recuperação de estradas, acessos e pontes.

Nesta sexta feira (1), o prefeito de Mirai, Adaelson Magalhães, esteve em uma área conhecida como Capoeirão, onde as pessoas que ali ficaram ilhadas, sem acesso, pois a única ponte foi levada pelas águas.

Desde fevereiro as obras vem sendo feitas, mas só agora chegaram no Capoeirão para conseguir reconstruir a ponte do povoado.
E assim tem sido desde 15 de Fevereiro. Trabalho, trabalho e trabalho.
O prefeito de Mirai esteve no local, gravou um vídeo e pediu a população paciência. Pois a demanda tem sido grande por conta dos grandes estragos.
Entendemos que não tem como ser feito toda a recuperação 100% de uma vez só.
As coisas são feitas segundo a logística que a Secretaria de Obras consegue atender.
Várias estradas foram reconstruídas, como a da Passagem por exemplo, estrada Mirai a Dores da Vitória, distrito de Mirai. Tantas outras já foram recuperadas.
Devagar o município se reconstrói e voltando a vida normal.
GUIA MIRAI por Rogério Franco.









Comentários