top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

ELEIÇÕES 2024: TSE FINALIZA TESTE DE URNAS ELETRÔNICAS


Nesta sexta-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou a 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS), um processo que se iniciou no dia 28 de novembro. O resultado será divulgado apenas no dia 15 de dezembro.


Segundo o diretor-geral do Tribunal, Rogério Galloro, 85 pessoas fizeram a pré-inscrição no Teste da Urna, o maior número de todos os anos. Em 2021, foram 39 e, em 2019, o TSE contabilizou 18. Houve um total de 16 inscrições aprovadas, uma a mais que em 2021. Em 2019, foram sete inscrições homologadas.


Outro dado relevante divulgado por Galloro é que, ao todo, foram executados 35 planos de testes, número maior que os anos anteriores. O teste de urna tem como objetivo aumentar a confiança e credibilidade das urnas eletrônicas junto aos eleitores.


– É uma iniciativa fundamental do TSE para o aprimoramento da nossa capacidade de transparência e de realização de uma eleição capaz de transportar a vontade do eleitor com confiança e credibilidade – disse o diretor-geral do TSE.


O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, classificou o Teste da Urna como um dos eventos mais importantes do ciclo eleitoral, pois é o momento em que o Tribunal abre as portas para que especialistas de todo o país avaliem a segurança dos equipamentos utilizados nas eleições. As informações são da assessoria do TSE.


Além dos cidadãos que se inscreveram, também participaram deste teste os 15 pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da instituição (Poli-USP).


Os participantes do Teste contaram com a presença de técnicos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e de outras instituições. Rodrigo Pereira Pacheco, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi uma das pessoas que deram suporte aos participantes.


GUIA MIRAI

(por Pleno News)



Comments


bottom of page