top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

CONHECE OS TARDÍGRADOS? O SEGREDO QUE OS FAZEM TÃO RESISTENTES

Esse animal de oito patas, rechonchudo e com menos de um milímetro de comprimento habita a Terra há pelo menos 600 milhões de anos e pode ser encontrado em quase todos os habitats do planeta.



Os tardígrados, conhecidos como ursos-d'água, são microanimais notáveis pela sua resistência extrema. Essas criaturas microscópicas podem sobreviver em condições extremas, como altas doses de radiação, temperaturas extremas e até mesmo o vácuo do espaço.


O filo dos tardígrados é um dos mais fascinantes da natureza . As criaturas microscópicas – além de terem uma aparência adorável.


1. Resistência às Condições Extremas:

- Tardígrados podem suportar temperaturas que variam de -272°C a 150°C, tornando-os resistentes a extremos de calor e frio.

- Sua habilidade de resistir à radiação ionizante é surpreendente, ultrapassando a resistência de muitas outras formas de vida.


2. Desidratação e Criptobiose:

- Tardígrados têm a capacidade de entrar em um estado chamado criptobiose, desidratando-se quase completamente para sobreviver em condições adversas.

- Nesse estado, eles podem suportar a falta de água, radiação e pressões extremas, revivendo quando reintroduzidos à água.


3. Sobrevivência no Espaço:

- Experimentos mostraram que tardígrados podem sobreviver no vácuo do espaço e na radiação cósmica, sugerindo que podem resistir a condições encontradas em outros planetas.


4. Estrutura do Corpo:

- Tardígrados possuem corpos segmentados e patas com garras, adaptados para se agarrarem a superfícies.

- Seu tamanho varia de 0,1 a 1,5 milímetros, e eles são encontrados em ambientes aquáticos e terrestres.


5. Contribuições para a Ciência:

- O estudo dos tardígrados pode ter aplicações em biotecnologia e medicina, inspirando pesquisas sobre como melhorar a resistência de células humanas a condições adversas.


Os tardígrados continuam a intrigar cientistas, oferecendo insights sobre a resistência da vida em condições extremas e inspirando avanços em diversas áreas científicas.


GUIA MIRAI


ความคิดเห็น


bottom of page