top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

CICLONE: MIRAI TEM NOITE COM VENTOS FORTES, MAS SEM CHUVAS.



Um ciclone extratropical está em formação entre os litorais de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. O fenômeno traz chuva volumosa a excessiva e ainda fortes a intensas rajadas de vento que afetarão entre hoje e amanhã o Sul e o Sudeste do Brasil. O pior da chuva ocorre no Leste catarinense enquanto o vento forte atingirá uma área maior, como é comum em ciclones extratropicais.


O INMET emitiu alerta laranja para o sul e sudeste do país.


Agora as 22 horas em Mirai

🔻 Ventos a 21 km/h

🔻 Temperatura 22°C

🔻 Umidade do ar 54%


Já no sul, os ventos estão preocupando a população.

Os ventos fortes balançam até prédios e derrubam outdoor.


Este sistema se forma muito mais ao Norte que a posição habitual dos ciclones no Atlântico Sul, uma vez que normalmente as ciclogêneses (formações de ciclones) ocorrem no litoral da Argentina e na foz do Rio da Prata, em qualquer mês do ano, mas, especialmente, nos meses de outono, inverno e primavera. Muito raramente se observa um ciclone tão ao Norte como este na costa brasileira.


Com isso, o vento mais forte que costuma ocorrer quando da atuação ciclones no Uruguai, Argentina e no Rio Grande do Sul, desta vez vai se dar em áreas mais ao Norte e menos acostumadas a enfrentar ventania forte a intensa por conta deste tipo de sistema, como os litorais dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro que terão fortes a intensas rajadas entre hoje e amanhã. De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, o campo de vento mais forte deste ciclone deve atingir uma faixa na costa da região de Florianópolis ao litoral do Rio de Janeiro, o que inclui as costas do Paraná e o litoral paulista. Mesmo assim, pontos no interior do continente também sentirão os efeitos do ciclone com vento.


É importante enfatizar que o ciclone vai permanecer sobre o mar não se deslocará para terra, embora em alguns momentos o centro da tempestade sobre o oceano fique muito rente à costa, o que potencializa a velocidade do vento no litoral e agrava o risco de forte agitação marítima e de ressaca.


GUIA MIRAI


Comments


bottom of page