top of page
logo branca.png

CERVEJA PRODUZIDA COM CEVADA FERTILIZADA POR URINA HUMANA GERA POLÊMICA E CURIOSIDADE NA DINAMARCA

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura

Iniciativa sustentável transforma resíduos humanos em recurso agrícola para fabricação de bebida artesanal na Dinamarca


Copenhague, Dinamarca — A cervejaria artesanal dinamarquesa Nørrebro Bryghus chamou a atenção do público internacional ao lançar uma cerveja produzida com cevada cultivada utilizando urina humana como fertilizante natural. Batizada de “Pisner” — uma combinação entre “Pilsner”, estilo clássico de cerveja tcheca, e a palavra “urina” — a bebida foi criada com o objetivo de promover práticas agrícolas sustentáveis.


De acordo com a empresa, a urina utilizada no cultivo da cevada foi coletada em banheiros químicos instalados durante um festival dinamarquês. Apesar da origem curiosa, a cerveja em si não contém urina. O líquido foi usado apenas como fertilizante agrícola, substituindo os adubos sintéticos tradicionais, em um método semelhante ao já adotado na Suécia, país vizinho, como alternativa ecológica para a agricultura.


Henrik Vang, diretor-executivo da Nørrebro Bryghus, explicou que o projeto surgiu do compromisso da marca com a produção orgânica. “A razão pela qual fizemos essa cerveja é porque somos uma cervejaria artesanal e há cerca de quatro anos nos tornamos orgânicos. Atualmente, todas as nossas cervejas são orgânicas. Pensamos que seria uma grande ideia fazer uma cerveja reciclável”, declarou Vang.


Apesar da proposta inovadora, a cerveja enfrentou certa resistência inicial. “No começo, muitas pessoas pensavam que havia urina na própria cerveja, mas é claro que isso não acontece”, explicou Vang. O mal-entendido, no entanto, foi rapidamente esclarecido, e a Pisner passou a receber avaliações positivas de consumidores e críticos. O degustador Birden Eldahls, em entrevista à CBS News, afirmou: “O sabor é realmente bom. É fresco e encorpado ao mesmo tempo, e é uma boa cerveja”.


A iniciativa da Nørrebro Bryghus integra uma tendência crescente de reaproveitamento de recursos orgânicos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas, mostrando que inovação e sustentabilidade podem andar de mãos dadas — mesmo em setores tradicionalmente conservadores como o da cervejaria.


GUIA MIRAI

(com informações do G1)

Comments


bottom of page