top of page
logo branca.png

BRASIL ENFRENTARÁ O TERCEIRO VERÃO DO ANO COM TEMPERATURA DE ATÉ 40°C.

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 16 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

Por Guia Miraí

(Com informações de Clima Tempo)


A partir da próxima quarta-feira (20), o Brasil viverá uma nova onda de calor intenso, marcando o terceiro verão fora de época do ano. O fenômeno é esperado para afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso e Goiás, onde os termômetros devem registrar temperaturas entre 38°C e 40°C. Segundo a Climatempo, o aumento das temperaturas ocorrerá em pleno inverno, sendo um período de calor inesperado para esta época do ano.


Além do calor extremo, as tardes serão marcadas por sol forte e temperaturas elevadas, que também devem se refletir em outras áreas do Brasil. No norte e noroeste do Paraná, as máximas devem atingir entre 33°C e 35°C, enquanto no Rio de Janeiro, as previsões indicam que os termômetros ultrapassem os 30°C.


Regiões mais ao sul, como o norte de Santa Catarina, o centro-norte de Mato Grosso e Rondônia, também devem sentir um aquecimento, porém com menor intensidade. Nestas áreas, as temperaturas ficarão até 5°C acima da média histórica.


Apesar do aumento no calor, a previsão não é de um fenômeno permanente. Uma nova e forte massa de ar polar está prevista para chegar no final de agosto, trazendo um alívio temporário ao país. Espera-se que a mudança de clima ocorra com a virada para setembro, derrubando as temperaturas novamente.


Este terceiro verão do ano é um alerta para a necessidade de cuidados extras com a saúde, especialmente em regiões onde o calor será mais intenso. A população deve se atentar a sinais de desidratação, insolação e outros efeitos colaterais do calor extremo, recomendando-se a ingestão de líquidos, o uso de roupas leves e o repouso em locais frescos.

Comentários


bottom of page