top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

ACADEMIA MIRAIENSE DE LETRAS RECEBE NOVO MEMBRO TITULAR: DR. HENRIQUE ALVES PEREIRA



No último dia 29 de agosto, a Academia Miraiense de Letras celebrou a diplomação de mais um membro titular em uma cerimônia solene que marcou a posse do professor e magistrado Dr. Henrique Alves Pereira. Eleito no mês de maio deste ano, Dr. Henrique foi selecionado durante uma Reunião Extraordinária do Conselho Geral da Academia Miraiense de Letras, processo que envolve indicações realizadas pelos membros titulares e ampla divulgação pública. O novo acadêmico ocupará a Cadeira VIII, que homenageia o professor Germano Gomes Pinto.


A Cadeira VIII foi originalmente criada pela psicóloga Mônica Lomeu Castelano em 2017, no ato da fundação da Academia, sendo ela a primeira ocupante da cadeira, posteriormente sucedida por Dr. Henrique Pereira. A Academia, idealizada pelo professor e historiador Sérgio Antônio de Paula Almeida, tem como um de seus principais objetivos preservar e promover a memória histórica e a identidade cultural da cidade de Miraí.


Entre as personalidades que compõem o panteão dos imortais da Academia, destacam-se figuras como o professor e escritor Alberto Montalvão, que marcou a psicologia brasileira na década de 1950, e o renomado cantor e compositor Ataulfo Alves, ambos nascidos em Miraí. A Academia conta atualmente com 17 cadeiras, todas com homenagens póstumas, e projeta a expansão para 25 cadeiras até 2042, com a criação de novas cadeiras que serão dedicadas a patronos escolhidos pelo Conselho Geral.


A cerimônia de posse e diplomação de Dr. Henrique aconteceu nas dependências da Escola Estadual Santo Antônio, instituição onde ele lecionou como professor de letras desde 1996, antes de ingressar na magistratura mineira.


O evento contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o vice-prefeito municipal, a secretária de educação Maria Isabel Rossi Vernier Magalhães, e a diretora da escola, professora Renata Capobiango de Souza Ferreira. Além deles, estiveram presentes o presidente da Academia de Letras de Visconde do Rio Branco, senhor Cleber Lima, o presidente da Academia de Letras de Muriaé, professor Natalino da Silva de Oliveira, bem como membros titulares da AMLE e o presidente da Fundação Francisco Bilheiro, senhor Fábio João Pinheiro.


Após a cerimônia, os convidados foram recepcionados no Clube das Palmeiras, onde ocorreu um coquetel de confraternização. A Academia Miraiense de Letras está sediada na Sala 01 do Memorial Ataulfo Alves em Miraí, Minas Gerais.



GUIA MIRAI

Opmerkingen


bottom of page