Os 100 anos do Rádio neste dia 25/09 é celebrado com muito êxito. Uma ferramenta que não morre com o passar das gerações. O Rádio continua sendo a companhia, a alegria das casas, lojas, escritórios e tantos outros lugares que o rádio não tem limites para alcançar.
Neste domingo, 25 de setembro, é comemorado o Dia do Rádio e Radiodifusão. A data foi lançada em 1966, na abertura do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), em Salvador (BA).
O dia foi escolhido em homenagem ao dia de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, A data remete ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, responsável pela primeira transmissão radiofônica no Brasil. E em comemoração ao centenário da radiodifusão no Brasil, o Ministério das Comunicações vai encaminhar uma proposta de Projeto de Lei ao Congresso Nacional para instituir o Dia Nacional do Rádio.
Em Sergipe, este meio de comunicação é visto como uma forma forte de assegurar a cultura estadual. A Lei Nº. 8.412, de 22 de maio de 2018, estabelece que as empresas de radiodifusão destinem 5% de espaço da sua programação diária para músicas e/ou composições sergipanas.
O rádio se iniciou no país no dia 7 setembro de 1922. Naquele dia, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, então capital federal, para tocar músicas e veicular o discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
Desde então, este veículo de comunicação ganhou força e entrou nas casas das pessoas, sejam pobres ou ricas, letradas ou analfabetas. Hoje, é possível ouvir rádio em casa, no carro, no telefone celular, no computador e de tantas outras formas.
Alese reconhece utilidade pública de instituições de radiodifusão
A Assembleia Legislativa de Sergipe reconheceu em diversos momentos a importância social da rádio. A sua utilidade pública foi destacada em leis aprovadas na Casa para várias instituições pelo estado. Aqui, listamos as aprovadas nos últimos dez anos.
Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Associação de Radiodifusão de Desenvolvimento Comunitário Juventude Salgadense (Asdecom), com sede no Povoado Quebradas 4, Município de Salgado.
Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Rádio Comunitária Gcefina FM, com sede e foro na cidade de Aracaju.
Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Associação Cultural Sertão na Arte, com sede e foro na cidade de Nossa Senhora da Glória.
Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Associação de Serviços e Peças Automotivas de Sergipe, com sede e foro na Cidade de Aracaju.
Reconhece de Utilidade Pública Estadual a Associação de Radiodifusão Comunitária de Santa Rosa de Lima (ARACOSROL), com sede na cidade de Santa Rosa de Lima e foro na Comarca de Riachuelo.
Parabéns a todos os radialistas de Mirai que um dia contribuíram para que nossa cidade tivesse um rádio de qualidade.
GUIA MIRAI por ALES.
Comments