top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

VIÇOSA RECEBE O TÍTULO DE CAPITAL ESTADUAL DO DOCE DE LEITE EM MINAS GERAIS


Com a lei, a cidade poderá explorar de forma mais abrangente o turismo gastronômico. No ano passado, outro projeto que reconhecia o processo de fabricação do Doce de Leite Viçosa como de relevante interesse cultural do estado também se tornou lei.



A cidade de Viçosa se tornou a Capital Estadual do Doce de Leite em Minas Gerais. A lei que concede o título foi publicada nesta terça-feira (9) no Diário Oficial do Estado após ter sido aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).


A proposta é do deputado estadual Coronel Henrique (PSL), que destacou nas redes sociais que com a lei a cidade poderá explorar de forma mais abrangente o turismo gastronômico, o que poderá ampliar as possibilidades econômicas da cidade.


No ano passado, outro projeto do deputado, que reconhecia o processo de fabricação do Doce de Leite Viçosa, feito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), como de relevante interesse cultural de Minas Gerais também se tornou lei.


Para a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rita Rodrigues, o título valoriza a história e a cultura da de Viçosa, além de incrementar o turismo na cidade.


“Em Viçosa há diversos produtores de leite e, diante disso, reconhecer esse título de forma estadual, torna-se tão imprescindível”, completou.


O Projeto de Lei nº 632/2019 deu entrada na ALMG para que o famoso Doce de Leite Viçosa se tornasse um patrimônio imaterial do estado, mas o parecer da Comissão de Cultura da Assembleia afirmou que a atribuição de declarar patrimônio cultural é privativa do Executivo.


Com isso, a ALMG recebeu um substitutivo do PL, que "reconhece como de relevante interesse cultural o processo de fabricação do Doce de Leite de Viçosa". A alteração foi aprovada pelos deputados e, posteriormente, se tornou a Lei nº 24.033, em janeiro de 2022.


GUIA MIRAI por G1 Zona da Mata


Comentarios


bottom of page