Ao menos 39 pessoas morreram, quase 15 mil estão fora de casa e mais 70 mil precisam de ajuda
Nesta semana, fortes tempestades assolaram o território de mais de 150 cidades no Rio Grande do Sul. Para se ter uma ideia, o nível do rio Guaíba atingiu 4,58 metros e alagou as principais ruas do centro histórico de Porto Alegre nesta sexta-feira (3). Além disso, o governo do RS monitora quatro barragens que estão em situação de emergência e correm o risco de se romper. Uma das represas em situação de emergência é a 14 de Julho, entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, que já teve rompimento parcial nesta quinta (2).
Como consequência de alagamentos, desabamentos e condições meteorológicas extremas, ao menos 39 pessoas morreram, quase 15 mil estão fora de casa e mais 70 mil precisam de ajuda. Pensando nas vítimas do desastre, o Brasil inteiro se uniu para arrecadar fundos para elas e ajudar, inclusive, recuperação das áreas afetadas. Na internet há diversas formas de contribuição, entre vaquinhas on-line e canais oficiais do governo.
A maior parte das contribuições é feita de forma on-line e por meio de doações financeiras. As doações físicas, como roupas e produtos de higiene, podem ser afetadas devido à própria condição climática do estado. Nesta sexta, a concessionária que administra o aeroporto de Porto Alegre informou que os pousos e decolagens foram suspensos por tempo indeterminado.
Veja abaixo como ajudar:
SOS Rio Grande do Sul - Vaquinha oficial da Defesa Civil do Estado
Chave Pix
CNPJ: 92.958.800/0001-38
A Maior Campanha Solidária do RS - Vaquinha divulgada por influenciadores e famosos da região
Site vakinha.com ou por meio da chave Pix enchentes@vakinha.com.br
GUIA MIRAI
Comments