top of page
logo branca.png

UM A CADA QUATRO DESAPARECIDOS EM MINAS GERAIS É UM JOVEM DE 12 A 17 ANOS

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 27 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Segundo a Polícia Civil, neste ano foram 4.869 ocorrências de desaparecimento, sendo 1.137 de pessoas nessa faixa etária



Desde o dia 22 de julho, a vida de Elesvânia Lopes, de 35 anos, moradora de Mato Verde, no Norte de Minas, se transformou em uma angústia constante. Mãe de Jhonatan Raffael Lopes, um adolescente de 14 anos, ela acorda e vai dormir com a mesma pergunta: "Onde está meu filho?". Jhonatan fugiu de casa após um desentendimento familiar, e desde então, sua mãe vive um pesadelo sem respostas. A Polícia Civil está investigando o caso, mas até agora não houve avanços significativos.


"É muito difícil não saber onde ele está. Ele sempre foi um menino amável, dócil, atencioso, cuidadoso e amoroso comigo e com toda a família. Não está sendo fácil viver sem notícias", lamenta Elesvânia, visivelmente abalada pela incerteza.


O drama de Elesvânia é o mesmo que aflige muitas outras famílias em Minas Gerais. Segundo dados da Polícia Civil do Estado, entre janeiro e setembro deste ano, um em cada quatro casos de desaparecimento registrados envolveu jovens entre 12 e 17 anos. No total, foram 4.869 pessoas desaparecidas, das quais 1.137, ou seja, 23,2%, estão nessa faixa etária. Conflitos familiares são o principal fator associado a esses desaparecimentos, como o que ocorreu com Jhonatan.


A preocupação das autoridades cresce à medida que os números apontam para uma tendência alarmante. Depois de três anos consecutivos de queda nos registros de desaparecimentos juvenis (entre 2019 e 2022), o percentual de jovens desaparecidos em relação ao total de casos voltou a aumentar pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, a taxa foi de 22,4%, e no ano seguinte subiu para 22,6%.


O caso de Jhonatan é mais um retrato dessa realidade que desafia famílias e autoridades em Minas Gerais, enquanto sua mãe, como tantas outras, segue na busca incessante por respostas e na esperança de reencontrar o filho.


Ranking

Segundo o Anuário de Segurança Pública de 2024, Minas Gerais é o terceiro Estado do Brasil que mais registra casos de desaparecidos. Em 2023, último ano com dados completos, dos 80.317 casos no país, 7.194 aconteceram em terras mineiras, ficando atrás apenas de São Paulo (18.508) e Rio Grande do Sul (7.424). Segundo a Polícia Civil, a maioria dos desaparecidos corresponde a um perfil: homem, de 12 a 17 anos (23,2%), pele parda e em conflitos intrafamiliares.


GUIA MIRAI

(com informações de O Tempo)

Comments


bottom of page