top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

Sorteio Copa do Mundo: onde ver e tudo que você precisa saber sobre o evento.



A Copa do Mundo é só em novembro, mas hoje, dia 1º de abril, às 13h (de Brasília), conheceremos os grupos e os caminhos das 32 seleções que disputarão o 22º Mundial organizado pela Fifa. Os potes, as bolinhas, as surpresas, o grupo mais fácil, o grupo da morte. Quem pode ser a zebra, a decepção, quem pode avançar ao mata-mata. O primeiro de tal chave cruza com o segundo da outra nas oitavas. São várias as discussões que virão à tona durante uma sexta-feira que os olhares do mundo estarão voltados a Doha, onde o primeiro grande evento da Copa do Mundo do Catar será realizado. O pontapé inicial para o primeiro Mundial do Oriente Médio.


Quais podem ser os adversários do Brasil na Copa do Catar?

Classificada em primeiro lugar das Eliminatórias Sul-Americanas, ostentando uma campanha invicta e com recorde de pontuação - 45 pontos -, a seleção brasileira conhecerá seus adversários na tão sonhada trajetória pelo hexacampeonato. Em 2022, o penta completa duas décadas, o que significa também uma longa ausência brasileira do lugar mais alto do pódio, apesar de ter ido à fase mata-mata em todas as Copas seguintes ao título no Japão e Coreia do Sul.

Mesmo com críticas sobre a qualidade dos adversários enfrentados na trajetória ao Catar e a ausência de duelos com europeus, o Brasil chega como a seleção sul-americana a ser batida na Copa, assim como aconteceu na Rússia, quando o Brasil ingressou no torneio após ter passeado nas Eliminatórias. Com Tite, a seleção nunca perdeu um jogo de Eliminatórias, a última derrota foi em 2015, com Dunga no comando.


Será a segunda e também a última Copa de Tite, que terá a oportunidade de levar o Brasil além das quartas de final em 2018, no Mundial da Rússia. Fica agora a expectativa para saber quem serão os adversários da seleção no Catar. O Brasil é cabeça de chave ao lado de Catar, Argentina, Bélgica, França, Inglaterra, Espanha e Portugal. Portanto, não cruzará com nenhuma das seleções citadas na primeira fase. Das 32 seleções, apenas 21 podem cair entre as três que formarão o grupo do Brasil, excluindo também os representantes da América do Sul.


A atenção se volta para o pote 2, que pode colocar no caminho dos comandados de Tite rivais como Alemanha e Holanda. Completam ainda a possibilidade de enfrentamento com o Brasil: Croácia, Dinamarca, EUA, México e Suíça. O Uruguai faz parte do pote 2, mas como é do mesmo continente, as regras da Fifa proíbem a presença da Celeste em um grupo com o Brasil.


Nos demais potes estarão seleções europeias de porte médio, como a Polônia, além dos adversários africanos - Marrocos, Senegal, Tunísia, Camarões e Gana -, os asiáticos - Japão, Irã, Coreia do Sul e Arábia Saudita -, além da possibilidade de cruzar com um rival da Concacaf, como a surpresa Canadá, líder absoluta das Eliminatórias, ou ainda a Costa Rica, que luta por uma vaga por meio da repescagem.


Richarlison à espera do grupo da seleção

Um dos destaques da seleção brasileira na última data Fifa e com grande possibilidade de ir à Copa, o atacante Richarlison, ex-América e hoje no Everton, da Inglaterra, estará ligado no sorteio e destacou também o período longo de análise que poderá ser feito sobre os adversários, já que o Mundial acontecerá apenas em novembro.


"A gente fica ansioso mesmo sabendo que faltam uns meses para a Copa, mas a gente estará de olho, estudando bastante as equipes que estarão na nossa chave. Agora é focar nos amistosos que teremos, nos preparar bem, porque temos tudo para fazer uma grande competição", concluiu o atacante, autor de três gols nos últimos dois jogos da seleção nas Eliminatórias.


Onde ver o sorteio da Copa do Mundo?

No Brasil, o sorteio será transmitido pela Rede Globo de Televisão e também pelo SportTV. O evento começa às 13h.


Festa no Catar

O evento que definirá os grupos da Copa do Mundo do Catar contará com a presença de dois campeões do mundo: o brasileiro Cafu, um dos maiores laterais da história, e o alemão Lothar Matthäus. Eles serão auxiliados por seis outras estrelas do futebol mundial: Adel Ahmed MalAllah (Catar); Ali Daei (Irã), maior artilheiro da história do futebol de seleções até que Cristiano Ronaldo o desbancou no ano passado; Bora Milutinović (Sérvia / México); Jay-Jay Okocha (Nigéria); Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália). Já os mestres de cerimônia serão as norte-americanas Carli Lloyd e Samantha Johnson, destaques do futebol feminino, e o inglês Jermaine Jenas, ex-meio-campista do Tottenham, hoje apresentador de grande sucesso na TV britânica. ...


Qual será o próximo passo?

O calendário de jogos será confirmado após as partidas terem seus horários e estádios estabelecidos. A Copa do Mundo propriamente dita acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022, com a fase de grupos com duração de 12 dias e quatro partidas por dia.


Expectativa pelos três últimos classificados

O sorteio da Copa do Mundo do Catar não contará com a última seleção europeia classificada por meio da repescagem devido à invasão da Ucrânia pela Rússia. Os russos foram suspensos da disputa e a Fifa estabeleceu que o duelo que envolverá a seleção ucraniana contra a Escócia aconteça apenas em junho. O vencedor deste duelo vai encarar o País de Gales por uma das três vagas finais ao Catar. Todos os confrontos serão em jogo único.

Também em junho, conheceremos as duas seleções provenientes da repescagem internacional. O Peru aguarda o adversário que virá da Ásia, Austrália e Emirados Árabes Unidos definirão o classificado do continente. Costa Rica e Nova Zelândia farão a outra repescagem e quem vencer estará na Copa do Mundo.


Polêmicas que marcaram os sorteios da Copa do Mundo

Quando o Brasil sediou a Copa do Mundo pela segunda vez em sua história, o sorteio dos grupos não foi visto em sua totalidade no Irã. Possivelmente, os espectadores do país ficaram confusos com a decisão da TV local. O decote da atriz Fernanda Lima foi censurado no país. Essa é apenas uma das histórias que rondam a famosa cerimônia, sempre acusada de certos favorecimentos e também com muitas teorias da conspiração ao longo dos anos.


Na Copa do Mundo de 2014 mesmo, Suíça e Bélgica viraram cabeças de chave e verdadeiros grupos da morte foram criados. Seleções como Itália e Inglaterra rodaram na primeira fase em uma chave que tinha ainda Costa Rica e Uruguai. Envolvido no sorteio deste ano, Lothar Matthäus foi o personagem em 2006, quando supostamente teria sido orientado a pegar as bolinhas frias, colocadas em um congelador no dia anterior, para garantir que a Alemanha pegasse um grupo mais fraco.


Michel Platini, ídolo francês e hoje suspenso do futebol, acusou que o sorteio da Copa do Mundo de 1998 foi manipulado para que Brasil e França não se enfrentassem antes da grande decisão. Na Copa do Mundo de 1990, quem esteve no centro da confusão foi a atriz e cantora italiana Sophia Loren. Ela estaria usando um anel magnético para atrair as bolinhas que favoreciam a Itália, que teve no grupo Tchecoslováquia, EUA e Áustria, chave apontada como fácil. Outra saia justa no evento aconteceu na Copa de 1974, quando o sorteio determinou Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental se enfrentando na chave A.


GUIA MIRAI por O Tempo




Comments


bottom of page