
De acordo com a Organizações das Nações Unidas (ONU), o mundo atingirá a marca de 8 bilhões de pessoas nesta terça-feira (15/11). O número é alcançado onze anos depois de registrar 7 bilhões, em 31 de outubro de 2011.
A ONU afirma que a população global chegará a 9 bilhões em cerca de 15 anos, em 2037.
Segundo o secretário-geral, António Guterres, a marca a ser atingida é resultado de “avanços científicos e melhorias no sistema social”, mas ressalta que à medida que a família humana cresce, a desiguldade também aumenta: Bilhões de pessoas estão em dificuldades; centenas de milhões passam fome ou estão até subnutridas. Um número recorde de pessoas procura oportunidades, o alívio de dívidas e de dificuldades, das guerras e dos desastres climáticos”, disse Guterres.
“Se não reduzirmos o enorme fosso entre os que têm e os que não têm, estaremos construindo um mundo de oito bilhões de pessoas repleto de tensões, desconfiança, crises e conflitos”.
As últimas projeções da ONU indicam também uma desaceleração. Os dados mostram que a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas em 2050.
O mundo também deve ficar mais velho: a quantidade de pessoas com mais 65 anos será igual ao número de crianças com menos de 12 anos. Até lá, a estimativa é que 61 países diminuam 1% ou mais de sua população devido aos baixos níveis de natalidade e às altas taxas de emigração.
Hoje, a China já é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, segundo dados do Departamento do Censo dos Estados Unidos atualizado este ano. Logo em seguida, aparece a Índia, com 1,3 bilhão. Juntos, os dois países do continente asiático reúnem mais de 25% da população do planeta terra.
O mundo tendo a população estimada em oito bilhões e embora não dê para saber ao certo quem foi a oitava bilionésima pessoa nascida que ajudou a terra a atingir essa marca, um bebê da República Domincana, nascido na maternidade Nuestra Senora de la Altergracia, foi selecionado para simbolizar esse número
O Brasil é o país mais populoso da América Latina, com 217 milhões de habitantes.
Oito países concentrarão a mais da metade da população até 2050: Congo, Egito, Etiópia, Nigéria, Tanzânia, além de Índia, Paquistão e Filipinas. E em 2023, a Índia já vai superar a China como o país mais populoso do planeta.
O pico populacional da Terra será próximo de 10,5 bilhões de pessoas daqui a 60 anos. A expectativa é estabilizar nesse nível até o final do século.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o pico populacional do Brasil será atingindo em 2047: cerca de 233 milhões de pessoas.
GUIA MIRAI
Comments