top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

SOL DISPARA 8 ERUPÇÕES EM UM DIA EM DIREÇÃO A TERRA


Em apenas um dia, o Sol registrou manchas e oito explosões fortes em direção à Terra, após alguns dias de calmaria. Na quarta-feira (14/12), essas emissões poderosas causaram apagões nas rádios de aviadores e marinheiros. E mais estão por vir.


De acordo com os gráficos do site Spaceweather, que é especializado em fenômenos solares, as tempestades solares foram distribuídas durante o dia inteiro, entre as 8h e a meia-noite. A mancha solar nomeada AR3165 enviou erupções solares de classe M (tamanho médio).


Segundo especialistas, erupções de classe M foram seguidas por ejeções de massa coronal, que são toneladas de plasma solar expelidas em direção ao espaço.


“Pulsos de radiação ultravioleta extrema estão ionizando o topo da atmosfera da Terra, causando frequentes apagões de rádio de ondas curtas. Os eventos de blecaute são regionais, como este , mas estão acontecendo ao redor do globo enquanto a Terra gira”, afirmou o Spaceweather.


No informe desta sexta-feira (16/12), o site relatou que a mancha solar AR3165 não está voltada diretamente para a Terra, o que minimiza o impacto dela no planeta. No entanto, há uma mancha mais forte, a AR3163, que tem campo magnético instável “e está olhando diretamente para nós”.


A mistura de polaridades dela pode causar uma reconexão magnética explosiva e uma poderosa erupção solar direcionada à Terra, causando tempestades geomagnéticas com efeitos na magnetosfera terrestre, ionosfera e termosfera.




GUIA MIRAI por NASA.

Comments


bottom of page