top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

SEMINÁRIO CULTURAL - MIRAI ONTEM E HOJE - IDENTIDADE E MEMÓRIA


Aconteceu na noite do dia 26/05/2023, com a presença de autoridades locais, representantes da comunidade escolar da rede pública Estadual, Municipal e Privada, do Coordenador da Graduação em História e Vice-diretor da FASM/Muriaé o professor Thiago Braga e Walker Soares, membros do Conselho Municipal de Cultura, Projeto Cidadanias (Votorantim) e com a presença da professora Leila Medina leite Féres e público em geral o Seminário Cultural da Academia Miraiense de Letras.


O evento buscou apresentar a importância do Patrimônio Cultural em sua diversidade, como promotor de bem estar social e construtor de uma identidade social. "Só pode ser considerado Patrimônio Cultural o bem cultural que o povo entende e identifica como sendo de sua propriedade", reflexão trazida pela professora Leila Medina. Também, a professora Maria Tereza Werneck, assessora da Cultura realizou breve apresentação sobre o Plano Municipal de Cultura e sua estrutura em benefício da manutenção da Memória Histórica e Identidade local, apresentando ações como a criação do Titulo de Guardião da Memória, o Concurso de Redação e Desenho na rede municipal de Educação e a criação do Dia da Cultura, celebrado na data de aniversário de Ataulpho Alves com a entrega da Comenda em sua homenagem.


O evento contou ainda com a participação cultural do maestro e professor Fábio Castro e do padre João Batista Rotondo, em apresentações musicais que trouxeram descontração e nostalgia ao público presente. Além das consagradas composições do mestre Atalpho Alves, Fabio Castro cantou uma de suas composições, "Meu fim de Mundo" exaltando a simplicidade e a identidade dos habitantes do interior.


O Conselho Geral da AML (Academia Miraiense de Letras) encerrou o evento oferecendo chá aos que se fizeram presentes.



GUIA MIRAI

(por AML)



Comments


bottom of page