top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

PRIMEIRO FIM DE SEMANA DA PRIMAVERA TERÁ GRANDE VARIAÇÃO TÉRMICA NA REGIÃO

Em Mirai as temperatura despencam. Máxima de 26°C e mínima de 16°C. Fim de semana nublado com chuva branda neste sábado (24).




Termômetros devem marcar 10ºC em algumas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes durante as madrugadas e manhãs. Máximas, no entanto, podem chegar aos 30ºC.


A primavera, estação de transição entre o inverno e o verão, começou oficialmente na quinta-feira (22) e segue até o dia 21 de dezembro. Uma das características é o início do transporte de umidade vindo da Amazônia, que define o período chuvoso na região Sudeste do país.


Nesta nova estação, as temperaturas são mais elevadas em relação ao inverno. No entanto, segundo especialistas, a expectativa é de que neste ano faça mais frio do que o comum.


A expectativa é a chegada dos primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), com chuvas. Há também a possibilidade da Zona da Mata e Vertentes serem afetadas pelos Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que provocam chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo.


O especialista em climatologia Renan Tristão também avalia que primavera 2022 deve registrar maior número de fenômenos como o que atingiu Juiz de Fora na quarta-feira (21), quando as rajadas de vento se aproximaram dos 100km/h.


"A expectativa é de troca mais violenta de massas de ar nesta estação em 2022, devido a uma queda de temperatura dos oceanos Atlântico e Pacífico e a propagação de frentes frias. A partir daí, esses fenômenos devem acontecer com mais frequência e intensidade".


O especialista reforçou que o acontecimento é característico da primavera.


"O fenômeno aconteceu em função das áreas de instabilidade, por choques de massa de ar frio e úmidas com massas de ar quentes e secas sobre o interior do Brasil".


GUIA MIRAI por INMET


Comments


bottom of page