Quantas vezes você perdeu a chave de casa na última semana ou esqueceu uma data importante? Ter uma memória impecável é o sonho de muitas pessoas e pode ser conquistado com pequenas mudanças de hábitos.
De acordo com o neurocientista e biólogo Fabiano de Abreu, quando o cérebro humano se reorganiza para aprender algo novo, são feitos estímulos que beneficiam os tecidos neurais.
“Exercitar o cérebro permite ampliar e melhorar a forma dos neurônios, promovendo resultados benéficos para a saúde ao longo da vida e diminuindo as chances de desenvolver doenças neurológicas”, afirma Fabiano de Abreu.
Alguns hábitos podem beneficiar os neurônios e garantir tecidos mais saudáveis:
🧠 Alimentação: dezenas de estudos realizados em todo o mundo já comprovaram que a dieta mediterrânea e a dieta japonesa ajudam a preservar as funções cerebrais e a neuroplasticidade
🧠 Pratique exercícios físicos: a prática de atividades físicas estimula a libertação de neurotransmissores que ajudam no processo de memorização
🧠 Durma mais cedo: começamos a liberar melatonina, o neurotransmissor crucial para o “reset” do cérebro, ao anoitecer. Sua produção mais intensa ocorre entre as duas e quatro horas da madrugada.
🧠 Procure estímulos intelectuais: tente incorporar à rotina o hábito de ler, estudar, escrever trabalhos, fazer resumos, aprender a tocar um instrumento ou novos idiomas.
GUIA MIRAI por site Metrópolis
Comments