Seca tem deixado consequências no município de Ouro Fino; medida acontece de segunda a domingo
A falta de chuva e o alto consumo fez com que em Ouro Fino, no Sul de Minas, começasse a acontecer racionamento de água por tempo indeterminado.
O baixo nível nos reservatórios fez com que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAAE) e a prefeitura tomasse tal medida.
O racionamento teve início na última sexta-feira (23), conforme comunicado pelo departamento. Em postagem nas redes socais, o DMAAE esclareceu que o abastecimento está sendo interrompido de segunda a domingo das 8h às 16h. “Pedimos a compreensão e colaboração de todos para que evitem lavar calçadas e veículos, use somente o necessário”, solicitou.
Antes do racionamento começar, a prefeitura havia alertado a população sobre a possibilidade e, desde então, vem pedindo a ajuda dos moradores. Em Ouro Fino não chove há quatro meses e isso fez os reservatórios chegarem no limite.
Uma nova barragem de concreto está sendo construída no bairro Gargatá para aumentar a capacidade de armazenamento de água bruta. O representante do departamento esclareceu ainda que, a última obra de captação foi realizada na cidade em 1986, e que outras obras deveriam ter ocorrido em gestões anteriores.
A população é orientada a evitar lavar calçadas, veículos, molhar gramas, encher piscinas. “Contamos com a compreensão e colaboração de nossos consumidores”, pede o DMAAE.
Nível dos reservatórios
Veja o nível dos reservatórios do Sistema Paraopeba, de acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), até esta segunda-feira (25):
Sistema Paraopeba - 94,3%
Rio Manso - 98%
Serra Azul - 99,2%
Vargem das Flores - 69,2%
Os sistemas listados são os responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte.
GUIA MIRAI por O Tempo
Comments