top of page
logo branca.png

OPERAÇÃO CONTRA CONTRABANDO DE CIGARROS EM GUIRICEMA: POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS

Foto do escritor: GUIA MIRAI GUIA MIRAI

Ação faz parte da Operação Smoke Trail, que investiga rede criminosa de distribuição de produtos ilegais no Estado do Espírito Santo


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Smoke Trail, com o objetivo de combater o contrabando de cigarros de origem estrangeira, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Um dos alvos das buscas foi o município de Guiricema, na Zona da Mata mineira.


A investigação teve início em 2023, após a prisão em flagrante de um homem que transportava um caminhão carregado com 220 caixas de cigarros contrabandeados. O desdobramento das investigações revelou a existência de uma rede de distribuição da mercadoria ilegal no Espírito Santo, utilizando caminhões e motoristas especializados no transporte de cargas clandestinas escondidas em meio a produtos lícitos.


Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, valores e imóveis que somam aproximadamente R$ 5 milhões. Além de Guiricema, os mandados foram executados em Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba e Itapemirim, no Espírito Santo.


Além do crime de contrabando, os investigados responderão por lavagem de dinheiro, uma vez que foi descoberta a movimentação financeira da organização criminosa. O esquema envolvia a realização de depósitos em contas de terceiros, conhecidos como "laranjas conscientes", além do registro de imóveis em nomes dessas pessoas para ocultar a verdadeira posse dos bens.


A Operação Smoke Trail segue em andamento, e a Polícia Federal continuará investigando os envolvidos para aprofundar a identificação de todos os integrantes da rede criminosa.


GUIA MIRAI

(Com informações de Notícias Rio Pomba)

Comments


bottom of page