top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

ONDA DE CALOR: REGIÕES DE MG ESTÃO SOB ALERTA DE PERIGO NESTE FIM DE SEMANA



Em Miraí, as temperaturas podem alcançar 35°C alterando 5°C acima da média



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para altas temperaturas em seis estados brasileiros, incluindo Minas Gerais. Conforme o órgão, no Triângulo Mineiro, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média a partir deste sábado (27 de abril) até o dia 1º de maio, podendo chegar a quase 40ºC. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná também serão atingidos.


Ainda conforme o Inmet, as temperaturas devem ficar acima dos 30ºC em quase todas as capitais do Brasil, inclusive em Belo Horizonte, neste fim de semana.


Em Miraí, o sol predomina neste Domingo (28), com umidade relativa do ar em 63%. Ventos a 13km/h.


Esta é a quarta onda de calor vivenciada no país neste ano. De acordo com o Climatempo, isso ocorre por causa de uma área de alta pressão da média atmosférica, que atua como bloqueio atmosférico. Esse cenário favorece a manutenção do ar quente e seco, provocando as altas temperaturas.


“Uma das características desse sistema é intensificar o ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a intensificação do calor. Isso contribui para elevar as temperaturas dia após dia, mesmo estando no outono, época em que as temperaturas costumam cair. A falta de uma massa de ar frio forte o suficiente para provocar uma mudança significativa nas condições do tempo mantém o domínio do ar quente sobre grande parte do país”, informou.


GUIA MIRAI




Comments


bottom of page