top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

O QUE É NEURALINK? O 1° CHIP IMPLANTADO EM CÉREBRO HUMANO ANUNCIADO POR ELON MUSK


Bilionário disse nesta segunda-feira (29) que resultados iniciais foram promissores com o neuralink



Elon Musk, o renomado bilionário por trás da Neuralink, revelou uma pessoa recebeu com sucesso o 1º chip implantado em cérebro humano desenvolvido pela startup, neste domingo (28). Os detalhes desse avanço foram compartilhados por Musk em uma postagem na plataforma X, antigo Twitter, feita na segunda-feira (29).


De acordo com ele, o indivíduo que passou pelo procedimento está agora em fase de recuperação e apresenta progresso satisfatório. Este marco é um importante passo adiante no desenvolvimento da tecnologia de interface cérebro-máquina da Neuralink, segundo a empresa.


Vale lembrar que a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos autorizou a empresa no ano passado a realizar o seu primeiro ensaio para testar o seu implante em humanos.


Chip implantado em cérebro humanoDesde sua fundação em 2016, a Neuralink tem se destacado por desenvolver um dispositivo revolucionário que lembra uma máquina de costura. Esse dispositivo tem a capacidade de implantar fios ultrafinos diretamente no cérebro.

Esses fios são projetados para se conectar a um chip personalizado equipado com eletrodos capazes de captar informações de conjuntos de neurônios.


Embora os implantes cerebrais para leitura de sinais não sejam novidade, por exemplo, a inovação trazida pela Neuralink reside na transformação desses implantes em versões sem fio e na ampliação significativa do número de eletrodos que podem ser implantados.


O avanço promete revolucionar não apenas a interface cérebro-máquina, mas também abrir novas possibilidades na compreensão e tratamento de distúrbios neurológicos.


Conforme divulgado no site da empresa, o estudo divulgado agora no X se concentrará na análise da eficácia da interface, que possibilita que indivíduos com tetraplegia, ou seja, paralisia dos membros superiores e inferiores, controlem dispositivos por meio do pensamento.


As controvérsiasEm 2022, o PCRM (Comitê de Médicos para Medicina Responsável) acusou a Neuralink e sua antiga parceira de pesquisa, a UC Davis, de supostos maus-tratos a diversos macacos utilizados nos testes do hardware da Neuralink. As alegações incluíam relatos de estresse psicológico e infecções crônicas decorrentes das cirurgias realizadas nos animais.


Durante quase um ano, a Neuralink enfrentou uma investigação federal conduzida pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) por possíveis violações ao bem-estar animal.


Após a investigação, o USDA concluiu que não havia “evidências” de violações do bem-estar animal nos testes da startup, exceto por um incidente relatado pela própria empresa em 2019. Contudo, o PCRM contestou os resultados da investigação.


Em novembro de 2023, legisladores dos Estados Unidos solicitaram à Comissão de Valores Mobiliários que investigasse a Neuralink por supostamente omitir informações sobre a morte de pelo menos uma dúzia de animais que haviam sido submetidos a cirurgias para implantação de seus dispositivos.


GUIA MIRAI 

(por ND Mais)

Comments


bottom of page