top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

MIRAI: CONTRA A POLIOMIELITE, DIA D DE VACINAÇÃO DIA 20/08




A Secretaria Municipal de Saúde de Mirai vai realizar no dia 20 de agosto, sábado, o Dia D de vacinação em prevenção a POLIOMIELITE.


Nesta campanha, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, que deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.


A campanha de vacinação vai estar em evidência até o dia 9 de setembro.


O QUE É POLIOMIELITE?


Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.


A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.


A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.


IMPORTANTE: Poliomielite e paralisia infantil são a mesma coisa. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Cuide da saúde do(a) seu(sua) filho(a).


GUIA MIRAI por PMM e Fundação Fiocruz


Commentaires


bottom of page