Nesta quarta-feira (1/03), aconteceu a Audiência Pública pela Causa Animal em Mirai, com o objetivo de debater e solucionar problemas sociais como cães em situação de rua no município.
Pela primeira vez na história de Miraí, está sendo discutido junto à sociedade e aos órgãos protetores dos animais, ações e planejamento para cuidar da saúde e do bem estar dos animais em situação de rua aqui na cidade.
Esteve presente o Prefeito Adaelson Magalhães, o Vice-prefeito José Ronaldo Milani, o Presidente da Câmara de Miraí, Osvaldo Alves Felipe, o Assessor do Deputado Federal Fred Costa, Vinicius Barroso Madaleno, as Vereadoras Maria Ciconelli Miranda Dutra e Millena Barroca Rocha de Miraí, Vereadora de São Sebastião da Vargem Alegre, Eliane Aparecida de Oliveira, a Secretária de Saúde Lisandra Sutana, Secretária de Assistência Social Natália Moreira Albano, a Polícia Militar, além das autoridades e de representantes da sociedade.
Algumas pessoas junto a apoiadora da Associação Animal de Mirai, da ONG SOS ANIMAIS MIRAÍ, Wanessa Barbosa, esteve presente para levar ao conhecimento de todos as necessidades de leis que protejam os animais, local para assistência para os a animais em situação de rua.
Vanessa Barbosa conversou com a reportagem do Guia Mirai.
"Essa foi a primeira audiência pública voltada para causa animal em Mirai. Essa audiência foi muito significativa para o município pois nunca teve nada voltado para essa causa.
Vemos isso como uma vitória, pois nós estávamos cobrando e agora vemos essa luz de vermos o projeto executado.
O interessante de tudo foi ser uma audiência publica e poder ouvir a população presente falar sobre o assunto.
Com isso, vemos que essa informação faz parte da vida de muito gente. Essa audiência nos dá a oportunidade de mostrar o tamanho dessa causa, o valor que expressa. Porque não é apenas gostar de animais, vai muito além disso. Envolve caráter, educação de adultos e crianças.
O intuito não é um Canil Municipal, onde recolher animais de rua e os deixe em prisão, como vemos em muitos lugares. O projeto é muito maior. É um Centro de reabilitação, castração e adoção. O animal terá um tratamento e um destino.
Isso é um respeito com a vida animal.
Foi falado sobre os fogos de artifício e situações que trazem desconforto para os animais e para quem é o tutor desses animais. Em fim, foi muito bom ver o poder executivo interessado em abraçar essa causa tão especial, tanto quanto importante."
O prefeito de Mirai, Adaelson Magalhães, se comprometeu com a causa, dizendo:
"Sou um prefeito preocupado com esta causa e estou trabalhando firme para cuidar desses animais. Temos uma população grande de cães e gatos abandonados em nossas ruas, por isso estamos em busca de desenvolver ações que tragam resultados efetivos."
Ficou definido que ainda no mês de março a Secretaria Municipal de Saúde terá um encontro com a apoiadora da causa animal da ONG SOS ANIMAIS MIRAÍ, Vanessa Barbosa, juntamente com sua coordenação de vigilância epidemiológica, para discutir, desenvolver ações e politicas públicas relacionadas à causa animal. A partir desta reunião, ainda no mês de março, serão estruturados documentos e instrumentos de gestão para serem apresentados no Conselho Municipal de Saúde e assim, começarão a desenvolver as ações no município, como por exemplo, a criação de um centro de reabilitação, castração e doação de animais, que é um dos projetos da ONG.
O GUIA MIRAI também se manifestar a favor dessa causa. Vemos tudo isso como algo promissor para a cidade, levando respeito e atenção para causas nobres como essa. Todos amam os pets. Por que não cuidar deles quando são abandonados? Isso é o que importa!
GUIA MIRAI.
Comments