top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

MIRAI: Brasil faz dia D de vacinação contra sarampo; já são 17 casos confirmados



Com 17 casos confirmados em três estados, o Ministério da Saúde realiza neste sábado (30) o dia D de vacinação contra o sarampo. Serão aplicadas também vacinas contra a gripe e contra outras doenças para ampliar a cobertura vacinal, que tem caído nos últimos anos.


Hoje, sábado, em Mirai voce pode se vacinar também. Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) e o Sarampo. Vacinação contra o Sarampo. Público alvo: Profissionais de Saúde e Crianças com 06 meses a menores de 05 anos. Vacinação contra a Gripe (Influenza). Público alvo: Idosos com 60 anos ou mais; Crianças de 06 meses a menores de 05 anos; Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Professores; Povos Indígenas; Comorbidades; Pessoas com deficiência; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.


O sarampo preocupa porque era uma doença que estava praticamente erradicada no país e, desde 2018, voltou e se espalhou por vários estados. Este ano, já há casos confirmados em São Paulo, Amapá e Roraima. Em outros três Estados - Bahia, Piauí e Ceará - casos suspeitos são investigados.


A campanha nacional foi dividida em duas fases: na primeira, que termina neste sábado, o foco foram pessoas acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. A segunda, que se inicia na terça-feira (3), e vai até 3 de junho, abrange crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e outros grupos prioritários, como gestantes, puérperas, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidade. Entre as crianças, a meta é vacinar 95% do público-alvo, de 12,6 milhões.


Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo é prevenir complicações decorrentes das doenças, evitar óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. A meta é vacinar 12,2 milhões de crianças, 95% do público alvo de 12,9 milhões. No Brasil, entre 2018 e 2021, foram confirmados 39.342 casos de sarampo, com 40 mortes provocadas pela doença. O plano é reforçar a vacinação para, zerando os casos, recuperar o status de país livre de sarampo.



GUIA MIRAI


Comments


bottom of page