top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

MG: CRIANÇA INTERNADA COM 'DOENÇA DESCONHECIDA' FOI INFECTADA POR BACTÉRIA


Secretário de Saúde de São João Del-Rei confirmou o diagnóstico positivo para a bactéria Streptococcus A. Três crianças morreram em menos de um mês na cidade


Uma das três crianças internadas em São João Del-Rei, em Minas Gerais, testou positivo para a bactéria Streptococcus A. A informação foi confirmada ao Estado de Minas pelo secretário municipal de Saúde, Renê Marcos Fernandes, tarde desta terça-feira (24/10).


Segundo o secretário, agora são quatro crianças internadas, mas elas não têm nenhum grau de ligação. Todas tiveram amostras de sangue coletadas e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise.


O primeiro resultado foi confirmado para a bactéria Streptococcus A. Porém, ainda não há informação sobre os outros exames.


Os sintomas observados nas crianças são de amigdalite, febre, vômito, manchas e infecção na pele. Com as mortes, o Setor de Vigilância e Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde foi acionado. Segundo a pasta, não existe um surto, no entanto, medidas estão sendo adotadas para se evitar que algo mais grave aconteça.


As mortes em São João del-Rei ocorreram nos dias 24/9, 8/10 e nesta terça, 23/10. A suspeita é que as crianças também tenham sido infectadas pela mesma bactéria.

O que está sendo feito?

Segundo a prefeitura, as escolas municipais serão fechadas a partir desta quarta-feira (25/10). Todas elas passarão por uma desinfecção e limpeza generalizada. Não há previsão de reabertura das instituições de ensino.


O que é o Streptococcus A?

Trata-se de uma bactéria que normalmente causa problemas na garganta ou na pele. Muitas pessoas carregam o micro-organismo sem apresentar qualquer sintoma. Mesmo assim, acabam transmitindo o a bactéria para outras pessoas, que podem ficar doentes.

Quais são as formas de transmissão?

A bactéria passa de uma pessoa para outra por meio do contato próximo ou através de tosses e espirros.


Os surtos às vezes acontecem em locais como escolas e casas de repouso.


Quais são os principais sintomas?

Na maioria das vezes, os sintomas são leves: dor de garganta ou infecção de pele. Esses incômodos costumam ser facilmente tratados por meio de antibióticos.


Mas as Streptococcus do grupo A podem causar uma série de outros problemas - e alguns deles são mais graves. O principal é a escarlatina, que afeta principalmente crianças pequenas e costuma melhorar com o uso dos tais antibióticos.


GUIA MIRAI

(por Estados de Minas)

Comments


bottom of page