top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

LEITE CRÚ CONTAMINADO COM VÍRUS DA GRIPE AVIÁRIA CONTAMINA RATOS EM ESTUDOS


Um estudo publicado na sexta-feira (24/5), no New England Journal of Medicine, mostra evidências de que o leite cru – sem pasteurização – contaminado com o vírus da gripe aviária (H5N1) pode transmitir a doença para ratos.


A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison e do Laboratório de Diagnóstico Médico Veterinário Texas A&M, ambos nos Estados Unidos, sugere que o consumo de leite não pasteurizado não é seguro para humanos, especialmente em um momento de aumento de casos de gripe aviária.


Eles fazem um alerta para que as pessoas deem preferência ao consumo do leite pasteurizado – aquecido para eliminar microrganismos causadores de doenças.


No Brasil, a venda de leite cru é proibida em todo o território nacional devido ao risco de proliferação de bactérias causadoras de doenças, como a tuberculose, brucelose, listeriose, salmonelose, yersiniose, campilobacteriose, infecção por Escherichia coli, entre outras.


No estudo norte-americano, cinco ratos foram alimentados com gotas de leite cru de gado infectado. Já no primeiro dia, os animais apresentaram sintomas da doença, incluindo letargia.


Altos níveis do vírus foram encontrados nas vias e órgãos respiratórios dos ratos (nariz, traqueia e pulmões). Níveis moderados a baixos de vírus estavam presentes em outros órgãos.


GUIA MIRAI

(por Metrópoles)














Comments


bottom of page