top of page
logo branca.png
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

INSTITUTO BUTANTAN DESISTE DA VACINA CONTRA COVID, APÓS RESULTADO RUIM NA FASE 2 DE TESTES


O Instituto Butantan anunciou que o desenvolvimento da ButanVac, uma vacina contra a Covid-19, foi interrompido após a fase 2 dos testes não apresentar os resultados esperados. Nessa etapa, que envolve um grupo pequeno de voluntários, são avaliadas a eficácia e a segurança do imunizante.


Em nota divulgada nesta sexta-feira (23/8), o instituto informou que o estudo clínico da fase 2, realizado com 400 voluntários, mostrou que a ButanVac não atingiu os critérios de sucesso estabelecidos. O objetivo era que a vacina induzisse um aumento de quatro vezes na quantidade de anticorpos contra a doença, mas ela conseguiu apenas dobrar essa quantidade 28 dias após a vacinação.


O infectologista Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, ressaltou que o estudo cumpriu seu papel e que o Butantan mantém um compromisso absoluto com a ciência e a saúde pública. Ele afirmou que o desenvolvimento da vacina foi interrompido por não atingir a imunogenicidade esperada, mas que a instituição continuará investindo em outras alternativas promissoras.


Enquanto isso, na quinta-feira (22/8), a Food and Drug Administration (FDA), agência de saúde dos Estados Unidos, aprovou novas versões das vacinas da Pfizer e Moderna, voltadas para a variante KP.2, que começou a circular no país no início deste ano.


por GUIA MIRAI

(com informações de Metrópoles)

Comentarios


bottom of page