Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada como Chen, tem chamado a atenção nas redes sociais por exibir um impressionante “chifre” na testa, que chegou a cerca de 10 centímetros de comprimento. O crescimento, apelidado de “chifre do diabo” por internautas, fez sucesso na China, com muitos até brincando que poderia ser o “segredo da longevidade” dela.
De acordo com especialistas, esse tipo de crescimento é conhecido como chifre cutâneo, uma protuberância que se forma devido ao acúmulo de queratina, a mesma proteína das unhas e do cabelo. Embora o chifre cutâneo seja geralmente inofensivo, ele pode crescer de forma significativa e, em alguns casos, exigir atenção médica para evitar complicações.
Esse tipo de condição é bastante raro e, quando ocorre, os “chifres” tendem a ser pequenos. No entanto, casos excepcionais, como o de Chen, podem surpreender pelo tamanho. Anos atrás, uma outra idosa chinesa, Zhang Ruifang, também desenvolveu uma protuberância similar, optando por mantê-la por escolha pessoal, o que gerou curiosidade e admiração na época.
Casos como o de Chen e Zhang são um lembrete curioso de que o corpo humano pode, às vezes, surpreender com mudanças fora do comum.
GUIA MIRAI
(com informações de Metrópoles)
Comments